Embrapa Trigo

doctec_p.jpg (18374 bytes)

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

15


4. Como preparar suco de folhas jovens de trigo?

4.1. Equipamento

O equipamento para obtenção do suco de folhas jovens de trigo deve ser de preferência de aço inoxidável, pois metais como alumínio deixam resíduos tóxicos. Para fazer suco fresco de folhas jovens de trigo será necessário usar espremedor de suco ou centrífuga (Figura 2). Existem várias marcas e modelos de espremedores de suco, elétricos, de custo mais elevado, ou manuais.

Da mesma forma, existem vários tipos de centrífuga. Uma centrífuga separa o líquido da polpa. A polpa dessecada tem pouco valor nutritivo e é de difícil digestão, por isso é descartada. Uma opção viável para obtenção de suco de folhas jovens de trigo são as centrífugas de baixa velocidade, que possuem motor de baixa rotação, muito potente, adaptado à base firme com parte removível. O motor faz girar, lentamente, uma lâmina no interior da centrífuga, que espreme o suco de folhas jovens de trigo, em vez de cortar ou mastigar, como fazem as centrífugas de alta velocidade3.

Muitos fabricantes afirmam que as centrífugas de alta velocidade podem ser usadas para extrair suco de folhas jovens de trigo, mas pior do que a desvantagem da baixa extração de suco é o fato de que o processamento em alta velocidade tende a oxidar o suco desses vegetais, e suco oxidado é suco perdido. O sinal mais óbvio da oxidação é a coloração acinzentada e o gosto de metal do suco3. Dessa forma, não se recomenda a preparação deste tipo de suco com centrífuga de alta velocidade.

4.2. Conservação

O suco contendo clorofila a partir de folhas jovens de trigo pode ser consumido "in natura", isto é, escolhe-se folhas jovens de trigo frescas, bem verdes. Quinhentos gramas (500 g) rendem 180 a 240 mL de suco, usando centrífuga de baixa velocidade3. Ou com 454 g de folhas jovens de trigo produzem 284 g de suco11. Para melhor valor nutricional, deve ser consumido imediatamente após o preparo. O suco de folhas jovens de trigo também pode ser refrigerado ou armazenado em freezer.

4.2.1. Refrigeração

A temperatura de refrigeração situa-se entre -2 e +10 oC, e, ainda que a água congele a 0 oC, os líquidos dos alimentos levam matérias dissolvidas suficientes para diminuir o ponto de congelamento a –2 oC ou menos. A 10 oC começa a haver condições para a multiplicação de microrganismos, enquanto em temperatura inferior a 3 oC dificilmente crescem microrganismos causadores de toxinfecções alimentares10.

Folhas jovens de trigo ("wheatgrass") podem ser armazenadas sob refrigeração em recipiente de plástico ou em saco de celofane de qualidade, permanecendo viável e mantendo as propriedades, segundo alguns autores, por aproximadamente 3 dias19. Outros citam uma semana. Para melhor vida de prateleira, deve-se manter a temperatura entre 1 e 3 oC. A temperatura do refrigerador ou da câmara de refrigeração deve ser constantemente conferida. Existem relatos de que as folhas jovens de trigo mantêm sua qualidade por 2 a 3 semanas, quando armazenadas em temperatura próxima à de congelamento11.

4.2.2. Congelamento

Para reduzir ao mínimo todas as atividades bioquímicas e respiratórias, emprega-se o congelamento10.

O ponto de congelamento de um líquido é a temperatura na qual o líquido está em equilíbrio com o sólido. Uma solução com pressão de vapor menor que um solvente puro não estará em equilíbrio com o solvente sólido em seu ponto normal de congelamento. O sistema deverá ser resfriado à temperatura na qual a solução e o solvente sólido tenham a mesma pressão de vapor. O ponto de congelamento de uma solução é menor do que o do solvente puro. Assim, a temperatura de congelamento de um vegetal é menor que a da água pura. E a maioria deles congela em temperatura entre zero e -3oC.

Vegetais contêm líquido celular muito viscoso. Quando um produto é congelado lentamente, são formados grandes cristais de gelo, o que resulta em danos sérios para o tecido, causando ruptura celular. De acordo com a teoria do cristal, o crescimento de cristais de gelo ocorre em muito maior intensidade no congelamento lento. No descongelamento, produtos congelados lentamente perdem consideráveis quantidades de líquido através de gotejamento, piorando propriedades nutricionais e sensoriais.

No congelamento rápido, pequenos cristais de gelo são uniformemente formados, quase inteiramente dentro da célula, de modo que a ruptura celular é grandemente reduzida. No descongelamento a água é reabsorvida dentro dos tecidos quando os cristais fundem-se.

Sob condições de congelamento, a temperatura e o tempo de estocagem são os fatores que mais influem na qualidade do produto. Flutuações de temperatura na câmara de congelamento levam a sensível perda de qualidade pela alteração do perfil dos cristais de gelo formados. A escolha da temperatura ideal de estocagem é fundamental para permitir um período de estocagem mais prolongado, reduzir custos e minimizar as alterações de qualidade do produto. Condições do ar de circulação na câmara de congelamento e a umidade relativa devem ser rigorosamente controladas. A temperatura do produto que chega à câmara nunca deve ser superior à dos que estão estocadas, pois caso contrário provocarão oscilações de temperatura. Finalmente, nada disso resultará em sucesso na qualidade do produto se o transporte posterior for inadequado.

4.3. Composição química do suco fresco de folhas jovens de trigo (recém-preparado)

Nutriente*

Forma do produto

produto seco** (solo - inverno)

produto fresco (bandejas)

Umidade

ao redor de 6-7%

95%

Proteína

860 mg

550-800 mg

Açúcares

menos de 1%

2-3% (570-850 mg)

Clorofila

18,5 mg

4-12 mg

Biotina

4 m g

3 m g

Vitamina A (como b -caroteno)

1670 UI

120 UI

Vitamina B 12

0,05 m g

0,30 m g

Vitamina E

320 m g

880 m g

Vitamina C

8 mg

1 mg

Ácido fólico

21 m g

8 m g

Fósforo

14 mg

21 mg

Magnésio

4 mg

8 mg

Ferro

870 m g

660 m g

Cálcio

15 mg

7,2 mg

Potássio

137 mg

42 mg

* nutrientes em 28,35 g de suco fresco de folhas jovens de trigo, comparado com 3,5 g de produto seco. **produto comercial (PinesR)

FONTE: http://www.wheatgrass.com


Documento Online Nº 15Documento Online Nº 15 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo