Embrapa Trigo
 
Junho, 2013
142
Passo Fundo, RS
Considerações finais

O consumo de centeio apresenta redução nas últimas décadas. No entanto, o perfil nutricional do cereal o credencia como alimento saudável que deve estar presente na dieta dos brasileiros e seu consumo deve ser estimulado com a divulgação dos benefícios associados. Adicionalmente, a legislação brasileira deveria adotar padrão de alta concentração de farinha de centeio no pão de centeio (como já figurou na legislação brasileira e figura, atualmente, em diversos países). Tal alteração precede a determinação do percentual de adição compatível ao paladar brasileiro e definição de legislação que poderia estabelecer percentuais anuais progressivos de adição, atingindo o percentual definido num prazo de cinco anos.

Durante a evolução do cultivo do cereal no Brasil, observa-se deslocamento espacial das principais regiões produtoras. Na década de 1970, as microrregiões de Vacaria (região nordeste rio-grandense) e de Canoinhas (sudeste catarinense) possuíam importância expressiva na produção de centeio (aproximadamente 50% da produção) e na década de 1980, a microrregião de Cascavel (oeste paranaense), assume importância na produção de centeio respondendo por 38,56% da quantidade produzida; já nos anos 90, as regiões noroeste riograndense (microrregião de Ijuí e Carazinho) e sudeste paranaense (microrregião de Prudentópolis) responderam por aproximadamente 65% da produção de centeio. No início do século, a região noroeste rio-grandense (microrregiões de Ijuí, Carazinho e Três Passos) e sul-sudeste do Paraná se consolidaram como regiões produtoras de centeio no Brasil, com registros incipientes e esporádicos em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As características agronômicas do cereal, associadas à exigência de nutrientes e água, podem ser importantes no estabelecimento de sistemas produtivos sustentáveis, bem como no atendimento à demanda de alimentos mais saudáveis, dadas suas características funcionais.


Documentos Online Nº 142 Publicações OnlinePublicações Online