Dezembro, 2009
117
Passo Fundo, RS
As gluteninas

De acordo com a sua relativa solubilidade em géis SDS-PAGE (baseada na eletroforese em gel de poliacrilamida e o uso de dodecil sulfato de sódio), as gluteninas são classificadas em gluteninas de alto (HMW-GS, do inglês high- molecular weight glutenins) e de baixo peso molecular (LMW-GS, do inglês low-molecular weight glutenins). As subunidades destes dois grupos de gluteninas diferem em termos de composição de aminoácidos e peso molecular. As HMW-GS são do tipo poliméricas e estabilizadas por pontes dissulfeto, resultantes da ligação dos resíduos de cisteína.

A massa molecular das HMW-GS fica entre 77 e 160 kDa, enquanto a das LMW-GS, entre 23 e 68 kDa (Branlard et al., 2001). As LMW-GS estão presentes em maior quantidade que as HMW-GS e têm um acentuado efeito sobre a viscoelasticidade da massa do pão

As subunidades de HMW-GS são codificadas por seis genes, localizados dois a dois nos locos Glu-1 do braço longo dos cromossomos 1A, 1B e 1D (locos Glu-A1, Glu-B1 e Glu-D1). Cada um dos locos mostra variação alélica, que se manifesta como uma ou duas bandas de proteínas (Fig. 2). Já as LMW-GS são codificadas por dezenas de genes localizados nos locos Glu-A3, Glu-B3, Glu-D3 no braço curto dos cromossomos (1A, 1B e 1D).

Payne & Lawrence (1983) propuseram uma nomenclatura para as subunidades de HMW-GS, através de uma sequência de números, com o objetivo de uma uniformização mundial. A técnica SDS-PAGE é um método bastante utilizado para análise de gluteninas. Ela permite que variantes alélicas dos locos Glu-1 (locos de genes codificadores de HMW-GS) sejam facilmente detectadas. Esta técnica permite que seja revelada considerável variação do padrão das subunidades HMW-GS e LMW-GS entre diferentes cultivares de trigo.




Documentos Online Nº 117 Publicações OnlinePublicações Online