Dezembro, 2008
101
Passo Fundo, RS


Material e métodos

Os grãos analisados foram provenientes dos ensaios de blocos de cruzamentos de 2004 e de 2005 (BC 2004 e BC 2005, respectivamente), realizados no município de Passo Fundo – RS. Do total de 83 genótipos de trigo, foram analisadas 35 cultivares e 48 linhagens. Para obtenção da farinha, foram macerados 10 grãos de cada genótipo de trigo considerado. As proteínas de reserva do trigo foram extraídas segundo método descrito por Singh et al. (1991). Os extratos de gluteninas foram submetidos à desnaturação e aplicados em géis do tipo SDS-PAGE (eletroforese em gel de poliacrilamida na presença de dodecil sulfato de sódio).

Após eletroforese, os géis foram corados com soluções de Coomassie Brilliant Blue R250 e G250 (Blakesley & Boezi, 1977). Os géis foram escaneados e o perfil de gluteninas, estabelecido. A leitura dos perfis foi realizada pela comparação da posição relativa das bandas de cada genótipo analisado com bandas de cultivares de trigo cujo perfil de HMW-GS é internacionalmente conhecido (Payne & Lawrence, 1983).

Quanto à avaliação da qualidade tecnológica, foram realizadas análises de: número de queda (NQ), microssedimentação com SDS (MS-SDS); alveografia, com os parâmetros: força de glúten (W); tenacidade (P); extensibilidade (L) e índice de elasticidade (Ie), segundo metodologia da American Association of Cereal Chemists (AACC, 2000).

A associação entre os parâmetros de qualidade tecnológica e a composição de HMW-GS foi estabelecida por meio da análise de componentes principais com auxílio do gráfico biplot (R Development Core Team, 2008).


 

Documentos Online Nº 101 Publicações OnlinePublicações Online