Dezembro, 2008
101
Passo Fundo, RS
Estudos preliminares da associação de gluteninas de alto peso molecular e parâmetros de qualidade tecnológica de trigo
Gisele Abigail Montan Torres1
Martha Zavariz de Miranda1
Márcio Nicolau1
Luciano Consoli1
Tatiane Tomazin
2

Introdução

O melhoramento genético de trigo visa à obtenção de genótipos que possuam, entre outras características de interesse, adequação de uso do produto final (qualidade).

Para a realização das análises de qualidade tecnológica, necessita-se de 750 g a 1 kg de grãos de trigo. Esta quantidade de material é produzida somente após vários ciclos de multiplicação de sementes.

As proteínas de reserva do trigo (gliadinas e gluteninas) são as principais componentes do glúten, e, portanto, fatores chave no processo de panificação.

As gluteninas são proteínas poliméricas, e são classificadas em gluteninas de alto (HMW-GS) e de baixo peso molecular (LMW-GS) (Shewry et al., 1992). As HMW-GS são as principais determinantes da elasticidade do glúten e, têm sido amplamente estudadas (Gianibelli et al., 2001). No entanto, no Brasil, ao se considerar genótipos empregados em programas de melhoramento, os estudos em relação à associação da composição em HMW-GS, e subseqüente associação com parâmetros de qualidade tecnológica são preliminares. O perfil de HMW-GS poderia ser usado em rotina como critério de seleção desde os estágios precoces de geração de linhagens de trigo.


1 Embrapa Trigo, Rodovia BR 285, km 294, Caixa Postal 451, CEP 99001-970, Passo Fundo, RS.
2 Acadêmica do curso de Química Bacharel, Universidade de Passo Fundo. Bolsista PIBIC-CNPq.

Documentos Online Nº 101 Publicações OnlinePublicações Online