SLAC
English Español

Simposio Latino Americano de Canola

SLAC 2014

19 a 21 de agosto de 2014
Centro Cultural Notre Dame Menino Jesus, Passo Fundo, RS, Brasil


Objetivo

O cultivo de canola pode aumentar a produção de proteínas e de óleo de qualidade para nutrição humana ou produção de biodiesel em milhões de hectares, nas mesmas terras que produzem culturas de verão em países da América Latina. A canola proporciona oportunidade para otimizar o uso do potencial humano, e meios de produção como, terras, máquinas e implementos, armazéns e indústrias de processamento de oleaginosas, além de reduzir a pressão para converter florestas e pastagens em áreas de produção de grãos. Os benefícios adicionais incluem a interrupção do ciclo de desenvolvimento de doenças e de insetos-praga das principais culturas produtoras de grãos, contribuindo para diminuir a dependência em defensivos agrícolas e à agricultura mais sustentável.

A área de cultivo de canola, embora relativamente pequena, aproximadamente 70.000 ha no Paraguai, 48.100 ha no Brasil, 100.000 ha na Argentina, 32.750 no Chile, e 13.200 ha no Uruguai, na safra 2012, tem crescido em todas as regiões onde as iniciativas combinaram os esforços e capacidades dos agentes e tecnologias fundamentais.

O SLAC objetiva criar oportunidades de organização, apresentação, discussão, identificação de potenciais, planejamento, bem como prover instrumentos de Pesquisa, Desenvolvimento e de Inovação para o aumento do rendimento e da qualidade dos grãos e da área cultivada de canola dos países da América Latina.

Uma sessão plenária será realizada para estabelecer de forma perene a colaboração entre pessoas, instituições e organizações para o desenvolvimento da canola na América Latina visando: i) avaliar a proposta para realização de SLAC a cada dois anos (por exemplo); ii) escolher uma cidade que se candidatar para a realização do próximo SLAC; iii) sugerir duas pessoas de cada país participante para atuar comitê organizador do próximo SLAC.

 
imagem