SLAC
English Español

1º Simposio Latino Americano de Canola

19 a 21 de agosto de 2014
Passo Fundo, RS, Brasil


Apresentação

A agricultura contemporânea, a par das funções clássicas, de suprir com alimentos a população humana e o contingente de animais explorados zootecnicamente (produção de carnes, leite, ovos e lã, por exemplo) ou para outros fins como a produção de fibras e fornecimento de matéria-prima para usos industriais diversos, em tempos recentes, com o advento dos agrocombustíveis, assumiu um novo e relevante papel na produção de energias renováveis.

É nesse contexto que a cultura da canola, espécie oleaginosa que possui atributos para atender a todas as funções da nova agricultura mundial e cuja história de cultivo é recente na América do Sul e em particular no Brasil, tem lugar especialmente reservado em nossos sistemas de produção de grãos.  Para os países do Cone Sul - Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile - a canola, por não competir na mesma estação de crescimento com a soja, cada vez mais, pode se inserir em esquemas de rotação de culturas com o trigo, carreando benefícios sobejamente comprovados em países com tradição de cultivo dessa brassicácea, a exemplo de alguns membros da União Europeia, do Canadá e da Austrália.

A Embrapa Trigo, ainda que viesse despendendo esforços de pesquisa e desenvolvimento  com essa cultura desde as primeiras iniciativas de fomento de colza no País, em meados dos anos 1970, formalmente assumiu a canola no escopo da sua missão institucional quando da elaboração do IV Plano Diretor da Unidade (PDU – Embrapa Trigo), para o período 2008 - 2011 - 2023. E desde então não tem sido medido esforços para tornar a canola uma alternativa economicamente sustentável na agricultura brasileira.

O 1º Simposio Latino Americano de Canola (SLAC 2014), que ora nos honra essa apresentação institucional pode, de certa forma, ser visto como o coroamento desse trabalho que, sob a liderança do Dr. Gilberto Omar Tomm, tem alcançado desdobramentos além das fronteiras nacionais. Nossos agradecimentos a todos - palestrantes, apresentadores de trabalhos, equipe da organização e patrocinadores - pelo trabalho realizado. Temos certeza que, dessa semente, renderão bons frutos, materializados nas próximas edições que serão realizadas na Argentina, no Chile, no Paraguai ou no Uruguai.

Sergio Roberto Dotto
Chefe-Geral da Embrapa Trigo

 

Apresentação do Coordenador do SLAC

Apresentação do Presidente da ABRASCANOLA

Homenagem póstuma ao Eng. Agr. Eduardo Miranda D'Ávila Pereira, Candói, PR