Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Embrapa Trigo ISSN 1517-638X
Pesquisa em Andamento Online
Nº 7, dez./99
Doses de herbicidas requeridas para a dessecação de Brachiaria plantaginea (link) hitch. em diferentes estádios de desenvolvimento
Erivelton S. Roman 1

Dois experimentos foram conduzidos na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, com o objetivo de determinar doses mínimas de herbicidas, necessárias para a dessecação de B. plantaginea, em três estádios de crescimento, visando ao estabelecimento das culturas de soja e de milho, em sistema de plantio direto.

Os experimentos foram instalados em delineamento experimental de blocos causalizados, em esquema de parcelas divididas, com quatro repetições. A parcela principal foi constituída pela dose de dessecante e a subparcela pelo estádio de desenvolvimento da planta daninha.

Para a comparação das médias, usou-se o teste de Duncan, ao nível de probabilidade de 5 % de erro. No primeiro experimento, foi testado o herbicida Glifosate, na formulação de suspensão aquosa contendo 360 gramas de equivalente ácido por litro. No segundo experimento, foi testada a mistura Paraquat + Diuron (formulada como suspensão aquosa, contendo 200 gramas de Paraquat + 100 gramas de Diuron por litro). Essas formulações foram aplicadas, nas doses de 0,25, 0,5, 0,75, 1,0, 1,25, 1,5, 1,75 e 2,0 litros por hectare, sobre B. plantaginea, em três diferentes estádios de desenvolvimento (antes do afilhamento, com 1 a 2 afilhos e com 3 a 5 afilhos). As aplicações dos tratamentos foram realizadas usando-se um pulverizador de precisão, com pressão de trabalho de 30 lb./pol2, com barra contendo 6 bicos tipo Teejet 110 01. O volume de calda foi de 100 litros por hectare.

As avaliações visuais do controle de plantas daninhas, em porcentagem relativa às testemunhas, foram realizadas aos 10 e aos 20 dias após a aplicação dos tratamentos (DAT).

B. plantaginea, no estádio de desenvolvimento de até 2 afilhos, foi controlada por doses de Glifosate a partir de 0,5 litro de produto comercial por hectare. Quando essa planta daninha encontrava-se no estádio de 3 e 5 afilhos, foi necessária a dose de 1,25 litro por hectare para obter o mesmo controle.

A mistura formulada de Paraquat com Diuron, nas doses a partir de 0,75 litro por hectare, apresentou controle da planta daninha em níveis superiores a 80 %, quando aplicada no estádio de crescimento de até 1 a 2 afilhos. No estádio de 3 a 5 afilhos, mesmo doses superiores a 0,75 litro por hectare apresentaram eficiência inferior a 80 %, com rebrotes de plantas.

Outros experimentos, com essa mesma linha de pesquisa, porém para outras espécies de plantas daninhas, estão sendo desenvolvidos na Embrapa Trigo.


1 Pesquisador da Embrapa Trigo. Caixa Postal 451, 99001-970 Passo Fundo, RS.
   Fone (0xx54) 311-3444. Fax: (0xx54) 311-3617. E-mail:
eroman@cnpt.embrapa.br
Referenciação Referenciação
Publicações OnlinePublicações Online RetornoEmbrapa Trigo

Copyright © 1999, Embrapa Trigo