Embrapa Trigo

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

27


Importância da quantificação, da padronização de amostragem e da avaliação de doenças em plantas

A quantificação de doenças em plantas é designada pelo termo fitopatrometria, sendo indispensável a diversas especialidades da fitopatologia. Sua importância tem sido freqüentemente comparada à da diagnose.

Embora a relevância da fitopatrometria seja amplamente reconhecida, poucos são os trabalhos especificamente dedicados ao assunto. A fitopatrometria é aplicada no estudo de medidas de controle, na determinação da eficiência de fungicidas, em epidemiologia, na construção de curvas de progresso de doença, na estimativa de danos, na caracterização de resistência varietal etc.

A padronização de métodos de amostragem e de avaliação são importantes para comparar resultados experimentais obtidos em diferentes anos, localidades e instituições. Enquanto métodos para diagnose de doenças são universalmente padronizados, métodos para quantificação de doenças estão em fase de desenvolvimento.

Os métodos para amostragem e avaliação de doença devem ser o mais objetivos possível, permitindo, assim, mínima variação nos dados obtidos entre avaliadores. A amostragem deve ser realizada de maneira criteriosa para que seja representativa. Uma amostragem mal conduzida pode pôr a perder todo o trabalho de avaliação de doença. Por mais simples que sejam os métodos de amostragem e avaliação, faz-se necessária a etapa de treinamento.


Documentos Online Nº 27Documentos Online Nº 27 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo