Embrapa Trigo

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

19


Introdução
Existe a necessidade de maior divulgação das características varietais dos genótipos de trigo em cultivo, para que o produtor consiga explorar mais eficientemente o potencial genético à sua disposição. Nesse contexto, este trabalho visa a descrever o trigo BRS 176 em suas características agronômicas, fitossanitárias e industriais e caracterizar o desempenho na região de adaptação para qual foi recomendado (centro-sul do Paraná).

Entre os desafios para o melhoramento genético de trigo dirigido à região tritícola sul-brasileira, visualiza-se a necessidade de selecionar cultivares que se adaptem à inserção da cultura em sistemas de produção promotores da sustentabilidade dos agroecossistemas. Nesse contexto, o sistema plantio direto e a integração lavoura-pecuária assumem papel importante. Assim, busca-se a criação de cultivares de trigo adaptadas ao plantio antecipado na região tritícola sul-brasileira (RS, SC e centro-sul do PR), onde ocorrem prejuízos por erosão, perda de fertilidade e contaminação ambiental nos períodos em que o solo permanece descoberto após as culturas de verão. Visa-se a obter cultivares que, semeadas mais cedo e com ciclo tardio-precoce (subperíodos emergência-espigamento longo e espigamento-maturação curto), solucionem problemas e demandas, como maior cobertura de solo e adequação à integração lavoura-pecuária (Del Duca & Fontaneli, 1996; Del Duca et al.,1998, 2000a, 2000b, 2001). Além disso, a diversificação de cultivares, ciclos e épocas de semeadura é prática preconizada para minimização de riscos no ambiente climaticamente instável da região tritícola sul-brasileira.

O sistema de produção predominante no Sul do Brasil é a sucessão trigo-soja, tendo, com a redução da área com trigo, na década de 90, aumentado o uso de aveia preta para cobertura de solo, adubação verde e suplementação de forragens. O aumento na produção de trigo movimentaria recursos e geraria empregos no inverno, além de tornar as culturas de verão mais competitivas, pela redução nos custos fixos de produção. A recomendação de cultivares de trigo que sejam adequadas ao perfil indicado pode representar alternativa adicional para compor, de forma mais sustentável, os sistemas de produção da região.


Documentos Online Nº 19Documentos Online Nº 19 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo