Embrapa Trigo

doctec_p.jpg (18374 bytes)

Dezembro, 2001
Passo Fundo, RS

06


A TÉCNICA DE ELETROFORESE: IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES EM ANÁLISES GENÉTICAS

Sandra Patussi Brammer1

A eletroforese é uma técnica bioquímica versátil, relativamente simples, rápida e de grande poder informativo. Introduzida por Tiselius em 1937, a qual foi inicialmente realizada em meio líquido, sendo posteriormente aperfeiçoada com o emprego de um meio-suporte (Acquaad, 1992). Na década de 1950, a técnica recebeu impulso e aperfeiçoamento, a partir dos experimentos de Smithies (1955) e de Hunter & Market (1957), havendo forte aceitação nas décadas posteriores, tornando-se indispensável nas mais diversas áreas da biologia molecular.

Segundo Torggler et al. (1995), antes do uso da eletroforese o estudo da variação genética em populações naturais era limitado, pois dependia da identificação de mutantes recessivos raros, que, quando em homozigose, apresentavam mudanças morfológicas visíveis.

É aplicada na análise de enzimas, de proteínas e ácidos nucléicos e tem sido amplamente usada em estudos de taxonomia, bioquímica, fisiologia e genética humana, de plantas, de animais e de microrganismos. Em virtude de seu acervo informativo, apresenta grande potencial para caracterização e identificação de fungos, bactérias, vírus, nematóides, cultivares e linhagens de plantas resistentes a estresses bióticos e abióticos, em estudos de interação patógeno-hospedeiro, além das inúmeras áreas da genética médica e forense (Tanksley & Orton, 1983; Alfenas et al., 1999; Acquaad, 1992; Ferreira & Grattapaglia, 1998).

Atualmente, a eletroforese está sendo usada para determinação e caracterização de moléculas de ácidos nucléicos, tanto DNA como RNA. Recentes progressos na tecnologia do DNA recombinante, no mapeamento de fragmentos e no seqüenciamento de nucleotídeos, oriundos de fragmentos de ácidos nucléicos, têm permitido avanços expressivos e maior precisão dos resultados (Elder & Southern, 1983; Walker & Rapley, 1999).


1Pesquisadora da Embrapa Trigo, Caixa Postal 451, 99001-970 Passo Fundo, RS. sandra@cnpt.embrapa.br

 


Documento Online Nº 06Documento Online Nº 06 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2001, Embrapa Trigo