Embrapa Trigo Documento Online Nº 2, dez./99

A polêmica das plantas transgênicas 1

Maria Irene Baggio de Moraes Fernandes
Ana Christina Albuquerque Zanatta
Benami Bacaltchuk
Edson Jair Iorczeski
João Carlos Haas2
Valesca Pandolfi 3

Introdução

As pesquisas sobre biotecnologias e, mais especificamente, sobre uso de plantas transgênicas na agricultura, vêm despertando polêmica e curiosidade por serem novidades biológicas, que podem afetar o ambiente, a saúde e a indústria. Mas, principalmente, porque envolvem um rearranjo da economia mundial.

A partir de 1976, quando surgiu a tecnologia do DNA recombinante (*), começaram a ser vislumbrados os potenciais da engenharia genética. Passaram a ser realidade as possibilidades de transferir um único gene, de uma espécie para outra de modo que os organismos vivos pudessem produzir um novo produto químico de valor econômico, além daqueles normalmente codificados em seus genomas.

Até então, as expectativas, para o melhorista de plantas, de selecionar genótipos com maior rendimento de grãos e capacidade de adaptação aos agroecossistemas e que, ao mesmo tempo, gerassem produtos com maior qualidade e menor custo dependia, exclusivamente, da fertilização por cruzamentos artificiais e/ou de mutações obtidas aleatoriamente. Atualmente, as possibilidades de progresso genético no melhoramento vegetal através da transgênese são enormes e já se tornaram realidade, representando um grande impacto para a agricultura. Um exemplo é a inserção, na batata, de um gene que codifica uma proteína anticoagulante de um peixe do Ártico, permitindo o cultivo desta hortaliça no Chile, em temperaturas antes inacessíveis.

Este artigo pretende discutir algumas questões sobre o significado das plantas transgênicas para a genética, para o melhoramento vegetal, para a biodiversidade, para a saúde humana e animal, para o meio ambiente e para a economia.

 


1 Baseado nas apresentações efetuadas no 2° Simpósio Gaúcho de Tecnologia de Alimentos na UNISINOS - São Leopoldo, 18 a 20 de novembro de 1998, e no Encontro Sobre o Impacto do Uso das Plantas Transgênicas. Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Passo Fundo e Embrapa Trigo, 22 de abril de 1999.
2 Pesquisadores da Embrapa Trigo, Caixa Postal 451, 99001-970 Passo Fundo, RS.
sac@cnpt.embrapa.br
3 Bolsista DTI/RHAE/CNPq.
* Sugerimos que os leitores utilizem o Glossário de Recursos Genéticos Vegetais, disponível em: http://www.cenargen.embrapa.br/rec_gen/glossario/, para as definições dos termos técnicos utilizados neste documento.


Documento Online Nº 2 Documento Online Nº 2 Publicações Online Publicações Online

Copyright © 1999, Embrapa Trigo