Embrapa Trigo Documento Online Nº 1, nov./99

4 - Efeitos do spd sobre o hospedeiro

Em lavouras com nematóide de cisto, as plantas voluntárias de soja, que vegetam na entressafra, poderiam estimular a eclosão de cistos. Se o nematóide completar algum ciclo nessas plantas, haverá aumento da população; entretanto, se as plantas morrerem antes disso (por ação de geada ou por dessecação química, por exemplo), é possível que haja certo nível de controle da população do nematóide.

Algumas viroses também podem ser "selecionadas" em ambiente de spd, como o mosaico comum da soja (VMCS), que pode ser encontrado em guanxuma (Sida rhombifolia) (Figura 20), planta daninha que está se tornando muito freqüente e de difícil controle em lavouras sob spd (E.S. Roman, Embrapa Trigo, inf. pess.).

Em área sob spd, haverá estímulo a doenças nas culturas de soja e de feijão sem a rotação de culturas e/ou com o uso de espécies suscetíveis a doenças comuns, como nabo forrageiro, girassol e canola, que são altamente suscetíveis ao mofo branco (Figura 21). Quanto à podridão vermelha da raiz, Von Qualen et al. (1989) observaram que as perdas pela doença foram menos severas em rotação milho-soja-trigo que em monocultura de soja. Rupe et al. (1997) verificaram que a rotação de soja com sorgo ou trigo diminuiu a densidade de inóculo no solo, comparando-se com soja suscetível contínua. Outros estudos, citados por Roy et al. (1997), não demonstraram controle dessa doença através de rotação de culturas.

Assim, pode-se concluir que o spd mal executado poderá causar problemas fitossanitários às culturas de soja e ao feijoeiro, principalmente quando a semeadura for realizada com elevado teor de umidade do solo, quando o solo estiver compactado e quando não se obedecer um esquema racional de rotação de culturas.

Estudos comparativos sobre o efeito das práticas de manejo do solo sobre a maior ou menor incidência de doenças em leguminosas são praticamente inexistentes no Brasil. A maioria das informações disponíveis provém de literaturas que, geralmente, recomendam a redução do potencial de inóculo através do enterrio de restos culturais através de aração profunda. Como essa não é uma alternativa viável quando se adota o spd, são necessárias outras ações menos drásticas que viabilizem o controle de doenças nesse sistema de manejo. Avaliações mais detalhadas levarão à melhor compreensão da influência positiva ou negativa do plantio direto nos diferentes patossistemas.


Documento Online Nº 1Documento Online Nº 1 Publicações OnlinePublicações Online
Copyright © 1999, Embrapa Trigo