cnpt2.gif (2276 bytes)

cirtec_g.jpg (25724 bytes)

07

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

Recomendações

Levando-se em conta o uso de colhedoras com sistema de trilha de cilindros de barras (convencionais), as indicações abaixo descritas podem ser observadas como parâmetros para colheita de trigo.

Aconselha-se iniciar a colheita quando o grão tiver entre 16 e 18% de umidade, sendo esse o ponto em que se obtém melhor desempenho da colhedora, pois há menor debulha por ação da plataforma e menor trituração da palha, permitindo, desse modo, melhor eficiência do saca-palhas e das peneiras de limpeza da colhedora.

Não é conveniente colher quando o grão apresentar mais de 18% de umidade, pois isso poderá provocar dano mecânico no produto, principalmente por esmagamento, que certamente irá afetar a qualidade final, bem como o poder germinativo e o peso do hectolitro.

Deve sempre ser considerado que, para se levar o grão à umidade comercial (13%), é necessário secar trigo artificialmente (secadores). Para lavouras com áreas acima de 200 hectares, colhidas com uma única colhedora, aconselha-se começar a colheita quando os grãos apresentarem entre 16 e 18% de umidade, para finalizá-la quando eles tiverem cerca de 13 a 14% de umidade. Por outro lado, o aumento de custos com a secagem artificial de grãos pode ser compensado, com algumas vantagens, ao se realizar a colheita antecipada. Entre essas vantagens, destaca-se a possibilidade de evitar o problema de germinação na espiga que tem sido uma preocupação constante em anos chuvosos no período de colheita.


Circular Técnica Online Nº 07Circular Técnica Online Nº 07 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo