Embrapa Trigo Circular Técnica Online Nº 1, nov./99

Material e Métodos

O objetivo do presente trabalho foi examinar a influência do orvalho e do volume de calda de aplicação na eficiência de doses de glifosate no controle de Brachiaria plantaginea (Link) Hitchc.

O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS (28º15'S, 52º24'W e 687 m de altitude), em Latossolo Vermelho distrófico típico, com 41,0 % de argila e 4,2 % de matéria orgânica. Os fatores em estudo foram doses de glifosate (0, 90, 180 e 360 gramas de equivalente ácido por hectare), orvalho (presença e ausência) e volume de calda de aplicação (100 e 200 litros por hectare). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial completo, com quatro repetições. As parcelas mediram 3,5 m x 5,0 m. A infestação de plantas daninhas era natural e constituída por Brachiaria plantaginea, cobrindo 100 % da parcela. Na ocasião da aplicação dos tratamentos, a planta daninha se encontrava com quatro afilhos. Os tratamentos foram aplicados usando-se pulverizador costal de pressão constante dada por gás carbônico, equipado com bicos "Teejet 110 015". A pressão usada foi de 2,5 bares, com velocidade de trabalho ajustada para dar os volumes de calda a serem testados. As pulverizações foram realizadas em diferentes horários, de forma a se obter diferentes condições de ambiente. Os tratamentos sem a presença de orvalho foram aplicados em 22/2/99, entre 14 h 40 min e 15 h 10 min, enquanto os tratamentos com a presença de orvalho foram aplicados no dia seguinte, entre as 7 h 15 min e 7 h 50 min. Durante a aplicação dos tratamentos em que havia orvalho, a temperatura do ar era de 19,8 ºC, e a umidade relativa do ar, de 88 %, enquanto na aplicação dos tratamentos em ausência de orvalho, a temperatura do ar era de 26,0 ºC, e a umidade relativa do ar, de 65 %.

As avaliações dos tratamentos foram realizadas pela porcentagem de controle da espécie, aos 7, aos 15 e aos 20 dias após a aplicação do tratamento (DAT) em relação à testemunha. Apenas os dados obtidos aos 20 DAT, por representarem o controle da planta daninha antes do plantio de culturas, foram submetidos à análise estatística, após a realização de testes de homogeneidade da variância e normalidade e transformação por meio de arco seno []. As médias dos tratamentos foram submetidas a testes de contrastes pelo F-teste.


Circular Técnica Online Nº 1Circular Técnica Online Nº 1 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 1999, Embrapa Trigo