cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

10

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

Conclusões

1) O excelente desempenho nos ensaios de rendimento das cultivares precoces selecionadas, pela Embrapa Trigo, para semeadura em época normal sinaliza destacado potencial de uso desses genótipos, que se manifestou, em 2002, no genótipo de trigo mais cultivado no estado do RS.

2) Os resultados dos trabalhos de experimentação em solos hidromórficos possibilitam ampliação da área cultivada no inverno, ao permitirem a extensão de indicação de três novas cultivares para solos aptos para cultivo de arroz irrigado.

3) Os resultados obtidos em plantio antecipado permitem demonstrar o potencial de utilização do ecoideotipo de trigo preconizado na cobertura verde em plantio direto, na produção de forragem e na adaptação ao duplo propósito, como alternativa de diversificação de renda, flexibilidade e sustentabilidade para os sistemas de produção. Além disso, o elevado rendimento de grãos registrado evidencia a factibilidade da diversificação de épocas e ciclos como alternativa de redução de riscos e otimização do potencial produtivo.

4) A pesquisa experimental de trigo conduzida pela Fepagro com andamento normal está cumprindo sua principal finalidade de oferecer subsídios à recomendação de cultivares no Rio Grande do Sul.

5) Com a execução da programação experimental com trigo prevista pela Epagri, são atingidos os objetivos de fornecer subsídios à indicação de cultivares no estado de Santa Catarina.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 10Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 10 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo