cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

10

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

Material e Métodos

Para atingir os objetivos propostos, a criação de germoplasma específico para a região tritícola sul-brasileira visando a desenvolver genótipos de ciclo precoce (para semeadura em época normal) e de ciclo tardio-precoce (adaptados ao plantio antecipado e ao duplo propósito) foi realizada pela Embrapa Trigo e a criação de linhagens adaptadas a solos hidromórficos em clima temperado, pela Embrapa Clima Temperado, mediante hibridações artificiais, visando à incorporação das características descritas. Conjuntamente à produção de linhagens de trigo pelo sistema convencional (genealógico e/ou massal), foram produzidas linhagens duplo-haplóides, via gimnogênese. Para o avanço de geração no verão, o trabalho contou com a participação da Embrapa Cerrados, em Planaltina, DF. Os testes de campo, do material segregante, foram realizados na Embrapa Trigo e na Embrapa Clima Temperado, e a experimentação em rede, de linhagens e de cultivares, foi executada em maior concentração por FEPAGRO, Embrapa Trigo e Embrapa Clima Temperado no RS e EPAGRI, em SC. Dessa rede experimental também participaram no RS e PR, COOPERMIL, FAPA, FUNDAÇÃO ABC, COODETEC, Embrapa Soja, COAMO, PUC-Uruguaiana, UFSM, IRGA e FUNDACEP. Os testes de resistência às doenças, sob condições controladas, e a avaliação da aptidão industrial foram executados na Embrapa Trigo. Relativamente aos trabalhos de seleção de genótipos precoces para áreas tradicionais, o principal local de pesquisa foi a Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, sendo o material semeado no inverno, em condições de campo ou em telado. Foram também realizados avanços de geração, no verão, em Planaltina, DF, no campo, e em Passo Fundo, RS, em telado. Na produção de plantas duplo-haplóides foram usados fitotrons. Como a maior parte das linhagens duplo-haplóides produzidas apresenta número muito pequeno de grãos, é feita, preferencialmente, multiplicação inicial em telado. Na geração seguinte, as linhagens são avaliadas em Parcelas de Observação (PO), no campo (para multiplicar o material e avaliar o comportamento). No período 1999-2001, foram conduzidos experimentos de campo (Bloco de cruzamentos, populações híbridas, segregantes individuais, competição de linhagens e cultivares de trigo, produção de semente genética de linhagens e de cultivares de trigo, parcelas de observação e avanço de gerações de verão). A partir dos cruzamentos, foram conduzidas populações híbridas e seleções de plantas ou espigas. O experimento de PO abrangeu linhagens com pequena disponibilidade de semente, linhagens duplo-haplóides, linhagens para reavaliação e parte dos segregantes em geração avançada.

Na criação de germoplasma de trigo adaptado ao plantio antecipado e ao duplo propósito, orientaram-se, na Embrapa Trigo, hibridações com genótipos de trigo de inverno/facultativos/exigentes em fotoperíodo, visando à variabilidade para ciclo mais longo até a floração. Conduziram-se as populações obtidas pelos métodos genealógico e massal modificado. Ações de haplodiploidização visaram a acelerar a seleção. As atividades de seleção em plantio antecipado envolveram: a) pré-seleção e seleção final para ciclo, doenças e tipo agronômico; b) pastejo na área com genótipos de trigo conduzidos para duplo propósito; c) seleção de grão nas plantas selecionadas; d) condução de ensaios em plantio antecipado para produção de grãos e duplo propósito, com avaliações agronômicas e testes de qualidade para diferentes usos.

No desenvolvimento de genótipos adaptados a solos hidromórficos, realizado na Embrapa Clima Temperado, foi usado o método da seleção recorrente, visando a obter plantas com tolerância ao encharcamento de solo, forte sistema radicular, colmo grosso e de adequada flexibilidade, folhas eretas ou em "looping", largas e curtas; espigas grandes de considerável fertilidade, grão grande, de boa densidade e com qualidade para pão francês (Caetano et al., 1997).

A Fepagro foi responsável pela execução de ensaios da rede em São Borja, Júlio de Castilhos e Santo Augusto, nos seguintes centros e unidades de pesquisa: FEPAGRO Cereais-Centro de Pesquisa de São Borja; FEPAGRO Sementes-Centro de Pesquisa de Sementes – Júlio de Castilhos; e Unidade Experimental de Pesquisa- Santo Augusto. Os experimentos conduzidos pela Epagri, em Santa Catarina, foram executados em três regiões ecológicas diferentes (Abelardo Luz, Campos Novos e Guatambu). Foram avaliados genótipos de trigo componentes do Ensaio Sul-Brasileiro de Trigo Precoce e do Ensaio Estadual de Cultivares Recomendadas de Trigo, programados anualmente pela Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo.

A avaliação para qualidade industrial foi realizada por meio de testes bioquímicos (eletroforese de gliadinas e gluteninas e PCR) e de testes físico-químicos, como peso hectolítrico e de mil grãos, dureza de grãos, proteína total, moagem experimental, número de queda, testes de microssedimentação e reológicos (alveografia, farinografia e mixografia), que permitem avaliação confiável na seleção para qualidade superior (Guarienti, 1996).


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 10Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 10 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo