cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

06

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

Conclusões

As mudanças produzidas no rendimento de grãos de trigo no Sul do Brasil, nos últimos 52 anos foram devidas, principalmente às mudanças na biomassa total. Ainda, o ganho genético no potencial de rendimento de grãos foi 44,9 kg ha-1 ano-1. O elevado rendimento de grãos nas modernas cultivares de trigo foi provavelmente devido a maior produção e abastecimento de maior número de destinos reprodutivos (maior número de grãos por metro quadrado).

O melhoramento genético do potencial de rendimento de grãos de trigo no Sul do Brasil no período de estudo, aumentou a duração do período entre espigueta terminal e antese nas cultivares modernas.

As mudanças no rendimento de grãos e nos componentes de rendimento estão relacionados à mudanças na partição de biomassa para órgãos reprodutivos, no estádio de pré-antese.

O aumento no rendimento de grãos observado nas cultivares modernas foi relacionado com mudanças paralelas na massa seca das espigas na antese e com a partição de biomassa gerada em pré-antese à espiga.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 6Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 6 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo