cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

02

Dezembro, 2002
Passo Fundo, RS

Material e Métodos

Uma série de experimentos foram instalados em 1994 e 1995, para avaliação exploratória da necessidade de adubação de soja com molibdênio no Rio Grande do Sul. A maioria desses experimentos, chamados unidades de observação (UO), foi executada na região do Planalto Médio do RS.

Este trabalho foi conduzido de forma cooperativa por agricultores, por extensionistas da EMATER-RS, e por pesquisadores da Embrapa Trigo, em 45 locais, na safra 1994/95, e em nove locais, na safra 1995/96. Na safra 1994/95, foram aplicados dois tratamentos, via foliar, em soja: sem molibdênio e com molibdênio. As parcelas mediam 2 m de largura x 5 m de comprimento, alocadas no delineamento de blocos ao acaso, com três repetições. As parcelas foram demarcadas em lavouras de cooperadores. Foram retiradas amostras de solo e de sementes antes da semeadura de cada UO. O solo foi analisado, quanto a teor de argila, pH em água, índice SMP, teores de P,K, Al, Ca e Mg, e nível de M.O., no Laboratório de Solos da Embrapa Trigo. A semente foi analisada, quanto ao teor de Mo, no Laboratório de Solos e Tecido Vegetal da UFRGS. O molibdato de amônio, usado como fonte de Mo, foi aplicado via foliar, em média aos 35 dias após semeadura, em concentração equivalente a 40 g de Mo/ha. Para melhor precisão, a aplicação de Mo nas UOs, feita pelos extensionistas da EMATER-RS, foi executada com pulverizador manual, no qual se colocava a quantidade necessária para cada parcela, consumindo, nesta, todo o líquido do pulverizador (cerca de 200 a 300 mL por parcela). Em virtude da variação na distância entre as linhas, as parcelas receberam quantidades de 40 a 50 g de Mo por hectare. A colheita foi realizada arrancando-se as duas linhas centrais de plantas. As plantas colhidas foram entregues na Embrapa Trigo, para ser trilhadas. Foram determinados rendimento de grãos e peso de mil grãos, a 13% de umidade. Uma ficha com dados sobre data de plantio, data de aplicação de molibdênio, uso ou não de tratamento de semente com fungicidas, uso ou não de inoculação com bradirizóbio, cultivar semeada e ocorrências na condução do ensaio foi preenchida pelos cooperadores.

Dos nove ensaios executados em municípios vizinhos de Passo Fundo na safra 1995/96, em quatro dos seis locais instalaram-se duas UOs, em solos com pH mais ácido e menos ácido. Os métodos empregados foram os mesmos da safra anterior, exceto que se repetiram os tratamentos por quatro vezes e não se determinou o teor de Mo em sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância, e compararam-se as médias pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade de erro.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 2Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 2 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2002, Embrapa Trigo