cnpt2.gif (2276 bytes)

bptec_g.jpg (26034 bytes)

01

Dezembro, 2001
Passo Fundo, RS

Resultados

A indicação de aptidão para a cultura de feijão e as recomendações de épocas de semeadura (períodos favoráveis) para feijão, safra e safrinha, no Rio Grande do Sul, foram feitas por município, na respectiva classe de aptidão do zoneamento agroclimático. Nas tabelas 3, 4 e 5 são apresentados os períodos de semeadura favoráveis, por município, sob o ponto de vista hídrico, exclusivamente. Destaca-se que estes períodos referem-se às datas de semeadura em que é menor a chance de prejuízos causados por deficiência hídrica durante o período de desenvolvimento desta cultura considerado mais crítico (floração – enchimento de grão), cabendo aos usuários definir corretamente o ciclo da cultivar, em conformidade com a época de semeadura, e o tipo de solo local (Tabela 3-ciclo 90 dias, Tabela 4-ciclo 100 dias e Tabela 5- ciclo 110 dias).

A relação de municípios aptos para semeadura – suprimidos todos os outros onde a cultura não é recomendada – foi baseada em dados disponíveis por ocasião da elaboração. Caso exista mais de um período de semeadura, por exemplo, 1 a 8 + 11 a 18, significa que nos períodos intermediários ausentes da indicação (9 e 10, no exemplo), a semeadura não é recomendada.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 1Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online Nº 1 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2001, Embrapa Trigo