Embrapa Trigo Boletim de Pesquisa Online Nº 4, dez./2000

Material e Métodos

O experimento foi realizado na Estação Experimental Fitotécnica de Taquari da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado do Rio Grande do Sul, no ano agrícola 1986/87. A estação está situada no município de Taquari, RS, com coordenadas de 29º48' S de latitude, 51º49' W de longitude e 76 m de altitude.

O clima da região é do tipo Cfa (subtropical úmido de verão quente), pela classificação de Köppen, e o solo da área pertence à unidade de mapeamento Rio Pardo e é classificado como laterítico bruno-avermelhado distrófico.

Uma parcela experimental de 6.561 m2 (81 m x 81 m), cultivada com o milho híbrido SAVE-342, foi semeada em 21 de novembro de 1986, com espaçamenteo entre linhas de 0,90 m em uma população, ajustada por meio de desbaste, de 50.000 plantas/ha.

A cultura de milho recebeu adubação (base e cobertura) conforme análise de solo. O controle de plantas daninhas foi feito com herbicidas na pré-emergência e posteriormente por meio de capinas.

Em um mastro localizado no interior da parcela foram instalados, a 4 m acima do solo, um saldo-radiômetro Phillip Schenk (constante = 6,138 mV por cal cm-2 min-1) para medição do saldo de radiação (Rn) e dois piranômetros "tipo Eppley", modelo D3B, de fabricação nacional, com constantes (1,59 ± 0,1) x 10-6 V W-1 m-2e (1,82 ± 0,1) x 10-6 V W-1 m-2, para medições da radiação solar global (Rs) e da radiação solar refletida (Rr), respectivamente. Esses sensores foram acoplados a um sistema de medição composto de uma chave comutadora e um milivoltímetro Engro, modelo 2100, com resolução de 0,01 mV.

As determinações foram realizadas em intervalos de 30 minutos para alguns dias do ciclo de desenvolvimento da cultura, sendo considerado, para fins de integração, o período entre 7h e 18h 30min. Nessas ocasiões, concomitantemente, foi observada visualmente a nebulosidade, usando-se a escala de décimos de céu encoberto.

Com base nas medições foram determinados:

albedo (a ):

a = Rr/Rs;

balanço de ondas curtas (BOC):

BOC = (1 - a ) Rs;

balanço de ondas longas (I):

I = Rn - (1 - a ) Rs;

coeficiente térmico (b ) e coeficiente de transformação de ondas longas (l ):

b = (1 - a)/a

l = a – 1.

sendo a o coeficiente de regressão linear entre o saldo de radiação e o balanço de radiação de ondas curtas em nível instantâneo (W m-2).

Foram ajustados modelos lineares, pelo método dos mínimos quadrados, relacionando o saldo de radiação com o balanço de radiação de ondas curtas e com a radiação solar global, integrados para o período diurno (MJ m-2 dia-1).

Os estádios de desenvolvimento da cultura foram caracterizados pela escala de Hanway (1966), descrita por Gomes & Karazawa (1982). O índice de área foliar (IAF) foi obtido por medições, sempre nas mesmas plantas, em seis segmentos de 0,66 m (0,59 m2), compreendendo cada um três plantas consecutivas. A estimativa das superfícies foliares foi feita pelo método de Montgomery (1911) descrito por Francis et al. (1969), onde a superfície de uma folha é dada por 0,75 vezes o produto do comprimento pela maior largura da mesma.


Boletim de Pesquisa Online Nº 4Boletim de Pesquisa Online Nº 4 Publicações OnlinePublicações Online


Copyright © 2000, Embrapa Trigo