Dezembro, 2007
89
Passo Fundo, RS

 

Momento ideal para realizar o corte-enleiramento

A realização da operação de corte-enleiramento no momento adequado é mais crítica que a operação de colheita. Tem-se observado que atrasos de até 15 dias após atingir o ponto ideal para colheita determinam perdas relativamente grandes, cerca de 30% do potencial produtivo.

Sugere-se que, quando 40% a 60% dos grãos do caule principal das plantas apresentarem coloração marrom ou preta, fica definido o momento ideal para se fazer o corte-enleiramento da lavoura. Para avaliar este ponto, toma-se o caule principal da planta e examina-se a cor dos grãos de diversas síliquas localizadas na base, no meio e no terço superior da parte produtiva. Os grãos da base e do terço central deverão ter aparência variando de marrom a completamente pretos.

Conferir os últimos ramos em desenvolvimento para se certificar de que os grãos do terço superior já estejam duros (ao rolar os grãos entre os dedos, eles devem se romper em pequenos fragmentos e não como uma massa ainda úmida).

Durante períodos de temperaturas muito elevadas, entre 25ºC e 30ºC, deve-se cortar-enleirar toda a área possível, dando-se preferência ao trabalho noturno para reduzir a debulha natural e a debulha devida aos impactos dos mecanismos da enleiradora ou da colhedora.


 

Documentos Online Nº 89 Publicações OnlinePublicações Online