Dezembro, 2007
86
Passo Fundo, RS
Material e métodos

O presente estudo inclui dados referentes a 548.499 hectares de trigo, semeados por 22.831 produtores tecnicamente assistidos, distribuídos em 134 municípios pertencentes as nove zonas tritícolas do estado do Paraná (INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ, 2002).

O trabalho é realizado com base em um levantamento de informações feito pelos técnicos das instituições parceiras, nas áreas de abrangência destas, por meio do preenchimento de um formulário. Cada formulário contém informações referentes a um grupo de produtores assistidos pela instituição responsável pelo seu preenchimento.

Os formulários preenchidos são enviados ao escritório central da EMATER, em Curitiba, PR, onde é efetuada verificação preliminar do preenchimento dos mesmos. Posteriormente, são encaminhados à Embrapa Trigo, em Passo Fundo-RS, para digitalização e avaliação dos mesmos por meio da aplicação de estatística descritiva.
As principais tecnologias avaliadas referem-se à correção do solo, ao manejo do solo, à adubação de base e de cobertura, ao tratamento de sementes, às cultivares semeadas, à ocorrência de doenças e pragas e ao uso de fungicidas.

As informações sobre os problemas que afetam a cultura e as sugestões à pesquisa são sistematizadas e sintetizadas para possibilitar melhor interpretação e entendimento dos resultados.


 

Documentos Online Nº 86 Publicações OnlinePublicações Online