Dezembro, 2007
82
Passo Fundo, RS
Introdução

Os estudantes, que participaram da 3ª Mostra de Iniciação Científica da Embrapa Trigo são oriundos de diversas universidades da região e representantes de cursos que têm afinidades com as atividades desenvolvidas pela Unidade: Agronomia, Ciências Biológicas, Química, Engenharia de Alimentos, Biomedicina, Geografia, Secretariado Executivo Bilíngüe e Jornalismo.

A metodologia utilizada para apresentação dos trabalhos contemplou um espaço de 10 a 12 minutos para cada estudante expor as atividades desenvolvidas, justificativa da pesquisa, objetivos, metodologia e principais resultados obtidos em cada projeto. Após, foram destinados 5 minutos para debates.

Em cada grupo de trabalho, foi formada uma comissão avaliadora (composta por pesquisadores da Embrapa Trigo) responsável pela análise das apresentações levando em consideração aspectos técnicos e de formatação dos trabalhos. Foram escolhidos dois trabalhos destaque (um em cada sessão) cabendo citar:

Título do Trabalho: “Amplificação por PCR de regiões similares a oito diferentes elementos transponíveis em Fusarium graminearum”
Estudante: Estevon Bombonatto
Curso/Universidade: Biomedicina/ULBRA
Orientadora: Ana Lídia Variani Bonato

Título do Trabalho: “Organização, catalogação de espécimes e registro de coleção de insetos da Embrapa trigo no IBAMA-SISBIO”
Estudante: Natália Ribeiro França
Curso/Universidade: Ciências Biológicas/UPF
Orientador: Paulo Roberto Valle da Silva Pereira

Os programas de iniciação científica, em especial, quando associados a Instituições que se dedicam prioritariamente à pesquisa, desenvolvimento e inovação como a Embrapa, possibilitam ao acadêmico novas experiências que complementam o ensino que recebem nos cursos de graduação, tendo como destaque o rigor inerente a pesquisa científica. Também, cabe destacar que esta oportunidade confere ao estudante a possibilidade de aprofundamento futuro na área de pesquisa em cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

É importante salientar o papel do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul – FAPERGS e da própria Embrapa que vêm investindo na formação de novas gerações de pesquisadores por meio da concessão de bolsas de iniciação científica e no financiamento de pesquisas no âmbito da Unidade.

A 3ª Mostra Científica da Embrapa Trigo atendeu plenamente aos objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007, particularmente no sentido de mobilização, em especial de crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.


 

Documentos Online Nº 82 Publicações OnlinePublicações Online