Dezembro, 2006
75
Passo Fundo, RS
Adaptações bem sucedidas dos insetos associados a produtos armazenados

Segundo White (1995), muitos insetos associados com grãos armazenados são cosmopolitas. As razões para esta ampla distribuição vão desde adaptações evolucionárias (morfológicas, fisiológicas e comportamentais) até os efeitos da ação humana, por meio do fornecimento de um habitat protegido e pelo comércio de alimentos.

O sucesso dos insetos associados com grãos armazenados em explorar grãos e seus subprodutos, com teores de umidade relativamente baixos, está baseado em seis fatores básicos:

1) Estão adaptados ao ambiente de armazenamento muito antes de o homem ter começado a cultivar plantas e armazenar alimentos, cerca de 8.000 anos A.C.

2) Apresentam uma grande amplitude de tolerância para fatores físicos no ambiente, especialmente umidade. A maioria das espécies de insetos-praga pode sobreviver em grãos e seus subprodutos com teor de umidade considerado abaixo das condições ideais para desenvolvimento ótimo. Uma espécie bem adaptada deve ser capaz de se multiplicar rapidamente sob condições favoráveis e conseguir sobreviver em condições desfavoráveis.

3) A maioria possui uma grande amplitude de hábitos alimentares e pode se alimentar na maioria dos tipos de produtos armazenados, com baixos teores de umidade, tanto de origem vegetal como animal.

4) A maioria reproduz quase que continuamente sob condições ambientais favoráveis e para as espécies que possuem a fase adulta com longa duração, o período de reprodução pode ser prolongado. Os insetos de armazenamento possuem capacidade de dispersão alta, principalmente em regiões tropicais. Esta capacidade associada a grande amplitude de hábitos alimentares permite sua movimentação de um produto para o outro durante o transporte e armazenamento, originando problemas como infestação cruzada e focos de infestação residual.

5) Algumas das espécies mais importantes podem sobreviver durante a fase adulta, por períodos de tempo relativamente longos, sem ou com pouco alimento. Podem também sobreviver em locais em que práticas de limpeza são reduzidas ou inexistentes.

6) O tamanho reduzido, a coloração escura e o corpo geralmente achatado da maioria das espécies facilitam sua locomoção e camuflagem no ambiente de armazenamento, dificultando sua visualização ou detecção de seu estabelecimento em produtos armazenados ou em resíduos depositados na estrutura armazenadora.


 

Documentos Online Nº 75 Publicações OnlinePublicações Online