Embrapa Trigo

Setembro, 2006
Passo Fundo, RS

62

Toxicidade à cultura de soja

No campo, é possível observar a ocorrência, tanto de falhas no controle de plantas daninhas, como de sintomas de toxicidade de herbicidas na cultura de soja. Apesar de a soja apresentar elevada capacidade de recuperação, alguns herbicidas, como trifluralin, podem afetar severamente o sistema radicular dessa cultura e influenciar na capacidade de absorver nutrientes e água. Esse fato preocupa devido à possível redução do rendimento da cultura.

As falhas no controle e os sintomas de toxicidade são atribuídos a diversos fatores, sendo os principais: o uso de dose inadequada para o estádio de plantas e tipo de solo e a aplicação em condições climática inadequadas.

As condições ambientais afetam a toxicidade do produto nas plantas daninhas e na cultura, podendo ocorrer desde controle deficiente até toxicidade à soja. Baixa temperatura pode reduzir a eficiência de herbicidas como bentazon, e, por outro lado, temperatura elevada pode aumentar a atividade de herbicidas, devido ao aumento da absorção do produto pelas plantas.

Os herbicidas como acetochlor e metribuzin podem causar toxicidade à cultura quando forem aplicados em solos arenosos e com baixo nível de matéria orgânica, aliado à semeadura superficial. Para os herbicidas hormonais, como 2,4-D amina, usados na dessecação antes da semeadura, existe maior probabilidade de ocorrer injúrias à soja, quando não for respeitado o período adequado entre aplicação e semeadura. Herbicidas como Basagran, Blazer, Cobra e Flex podem causar bronzeamento e manchas necróticas nas folhas de soja. Já, os produtos inibidores da ALS como Pivot, Scepter e Classic, entre outros, podem alterar a cor dos vasos da parte abaxial da folha para vermelho a marrom, encurtar os entre nós da planta e causar amarelecimento dos pontos de crescimento. Os herbicidas graminicidas como Select, Poast, Verdict e Podium são altamente seletivos para soja e não se observam sintomas desses produtos na cultura.

Os sintomas se tornam mais evidentes quando a aplicação do herbicida é feita em período em que soja está com crescimento rápido e após a aplicação segue-se um período de estresse, no qual a cultura desenvolve-se lentamente.

Esses sintomas, normalmente, não causam redução do rendimento da cultura, pois soja possui grande capacidade de recuperação. Contudo, para evitar problemas, é necessário que se defina corretamente a dose a ser usada, que deve estar de acordo com o tipo de solo, com as plantas daninhas a serem controladas e as condições ambientais na época da aplicação.


Documentos Online Nº 62Documentos Online Nº 62Publicações OnlinePublicações Online


Copyright © 2006, Embrapa Trigo