Embrapa Trigo

Agosto, 2006
Passo Fundo, RS

57

Uso de adjuvantes

Tentativas de manter ou aumentar a fitotoxicidade de certos herbicidas pela adição de ácido sulfúrico ou sulfato de amônio à calda herbicida têm-se mostrado como práticas promissoras. Essas modificações na aplicação têm permitido reduções na dose herbicida, resultando em diminuição do custo, enquanto mantém um nível de controle eficiente das plantas daninhas (Carlson & Burnside, 1984). O ácido sulfúrico tem-se mostrado eficiente em aumentar a ação herbicida, quando adicionado à água de poços artesianos (Buhler & Burnside, 1983; Carlson & Burnside, 1984). O sulfato de amônio também pode neutralizar o antagonismo de cátions à plena atividade dos herbicidas. Os adubos nitrogenados, como nitrato de amônio e sulfato de amônio, também possuem potencial para alterar o pH da solução .

O sulfato de amônio aumenta a toxicidade do glyphosate por neutralizar o antagonismo decorrente de sódio e de cálcio (Nalewaja & Matysiak, 1993). De outro modo, o antagonismo do bicarbonato de sódio ao herbicida sethoxydim é superado através da adição de nitrato de amônio à solução (Nalewaja et al., 1994). O sulfato de amônio incrementa a absorção de imazetapyr e seu efeito aumenta ainda mais quando o herbicida é aplicado em baixas doses (Gronwald et al., 1993). A adição de sulfato de amônio na calda previne o antagonismo ocasionado ao glyphosate pelos íons presentes na água, evitando a formação de sais de cálcio e de magnésio de glyphosate, os quais são pouco absorvidos pelas plantas. O amônio compete com o cálcio existente na água de aplicação e impede que esse se complexe com a molécula de glyphosate e a imobilize (Thelen et al., 1995). O efeito do sulfato de amônio foi demonstrado ser superior ao do nitrato de amônio (Gronwald et al., 1993).

Ácidos e adubos nitrogenados são referidos como substâncias adjuvantes capazes de aumentar a eficiência de vários herbicidas de pós-emergência. A adição de determinados ácidos à solução contendo glyphosate supera a perda de eficiência desse herbicida causada por água ‘dura’ (Buhler & Burnside, 1983).

O sinergismo ou o antagonismo à atividade fitotóxica do glyphosate, provocada pela adição de diferentes substâncias, envolvem a resposta do herbicida a pH, a sua complexação com íons metálicos, efeitos da concentração do herbicida e do surfactante e diferenças de retenção da aspersão por distintas espécies vegetais (Nalewaja et al., 1994).


Documentos Online Nº 57Documentos Online Nº 57Publicações OnlinePublicações Online


Copyright © 2006, Embrapa Trigo