Embrapa Trigo

Agosto, 2006
Passo Fundo, RS

57

Herbicidas e a qualidade química da água usada como diluente

Leandro Vargas1
Erivelton Scherer Roman1

Introdução

Os sistemas de produção de culturas requerem aplicações de herbicidas cada vez mais eficientes. A indústria química conseguiu desenvolver produtos modernos, com características avançadas e que permitem, na prática, a diminuição do custo, enquanto mantêm um nível de controle eficiente das plantas daninhas. Entretanto, ainda existem muitos fatores a serem esclarecidos que podem afetar negativamente o desempenho dos herbicidas. A qualidade química da água (teor de sais e pH) usada como veículo na aspersão do produto é uma característica que pode afetar grandemente a eficiência de determinadas moléculas herbicidas.

As moléculas herbicidas possuem características químicas que lhes conferem capacidade de reação com íons presentes na água de aspersão, os quais podem imobilizá-las, reduzindo sua atividade nas plantas. A intensidade das reações é variável com o pH da solução e com o tipo de íon presente, sendo que as propriedades físico-químicas e a atividade dos herbicidas podem ser alteradas com a redução do pH da calda (McCormick, 1990).


1 Eng.-Agro., Pesquisador da Embrapa Trigo na área de manejo e controle de plantas daninhas. Caixa Postal 451. Passo Fundo, RS 99001-970 vargas@cnpt.embrapa.br.


Documentos Online Nº 57Documentos Online Nº 57Publicações OnlinePublicações Online


Copyright © 2006, Embrapa Trigo