Embrapa Trigo

Dezembro, 2004
Passo Fundo, RS

44

A publicação mais importante da biologia do século passado

"Queremos sugerir uma estrutura para a sal do ácido desoxirribonucléico. Essa estrutura possui novas características que despertam um interesse biológico considerável1". Assim começa a publicação de duas páginas, contendo menos de 1.000 palavras e seis citações bibliográficas, na qual Watson e Crick apresentam um desenho simples da famosa dupla hélice do DNA. Os autores agradecem ao dr. Jerry Donohue as orientações, bem como os resultados experimentais de Maurice Wilkins, Rosalind Franklin e colaboradores. O nome de Watson ocupou o primeiro lugar, simplesmente, porque os autores adotaram o processo de jogar uma moeda para estabelecer a ordem seqüencial.

Como o trabalho não se baseia em nenhum experimento próprio, como o de Mendel, não comportou nenhuma avaliação estatística. Tampouco se fundamenta em observações próprias, como o trabalho de Darwin, limitando-se à correta interpretação de resultados obtidos por outros pesquisadores na concepção da estrutura.

Destacada importância merece a construção de modelos de arame e metal, com ângulos e dimensões em escala dos espaços interatômicos de um segmento de DNA, que foi a base do esboço apresentado na publicação. A idéia de construir um modelo foi inspirada no trabalho do renomado químico americano Linus C. Pauling, pesquisador do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Cal Tech), que desvendou a estrutura helicoidal das proteínas.

A estrutura do DNA proposta por Watson e Crick apresenta duas cadeias de fosfato-desoxirribosa em hélice, no exterior, unidas por duas bases aminadas, no centro (Fig. 1). As cadeias formam uma hélice similar a uma escada de caracol, e as bases são os degraus.

A distância entre as cadeias é de 20 Angström, e a estrutura se repete a cada 10 pares de nucleotídeos, cada um com 34 Angström (um Angström equivale a 0,1 mµ).

Além de apresentar a estrutura do DNA, Watson e Crick destacam: "Não nos passou despercebido que o pareamento específico (entre as bases), por nós postulado logo a seguir, sugere a possibilidade de cópia para o material genético2."

Afirmam, também, que as duas cadeias são antiparalelas. Em 30 de maio do mesmo ano, Watson e Crick publicaram um segundo trabalho, mais detalhado, na mesma revista Nature, no qual sugeriam que "é possível haver muitas permutações numa molécula longa e, portanto, parece provável que o seqüenciamento preciso das bases constitui o código que contém a informação genética." No artigo, os autores destacam que a estrutura proposta deverá ser confirmada pela experimentação.

Somente depois da descoberta da estrutura do DNA foi possível desvendar o código genético e um novo capítulo da Genética teve início.

A descoberta da estrutura do DNA representa um marco no desenvolvimento da biologia nos últimos dois séculos, cujo início deu-se com o estabelecimento da teoria celular e a descoberta das leis da herança dos "fatores hereditários" (genes) por Mendel e seu relacionamento com os cromossomos. Recapitulam-se brevemente, as etapas que levaram a essa descoberta.


2 It has not escaped our notice that the specific pairing we have postulated immediately suggest a possible copying mechanism for the genetic material.


Documentos Online Nº 44Documentos Online Nº 44 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2004, Embrapa Trigo