Embrapa Trigo

Dezembro, 2004
Passo Fundo, RS

44

Conclusões

O relato desta descoberta demonstra a relevância da interação entre os pesquisadores nos avanços científicos e tecnológicos. A discussão de experimentos e de resultados entre colegas da mesma área e de áreas adjacentes é fundamental no progresso da Ciência.

O ponto de partida da descoberta do DNA foi a extração realizada por Torbjörn Caspersson do Karolinska Institute de Estocolmo e pelo professor Rudolf Signer, da Universidade de Berna, porque foi somente a partir desse material que se obtiveram todas as informações que levaram à descoberta. As difrações de raios X e as medições desta amostra obtidas por Rosalind Franklin foram cruciais no desvendamento da estrutura.

Havia um grupo de trabalho informal, integrado por Watson e Crick, do Laboratório Cavendish, em Cambridge e Maurice Wilkins, Rosalind Franklin, Raymond Gosling, Alec R. Stokes, William Seeds e Bruce Fraser, do King’s College, de Londres.

São inumeráveis os exemplos de interação e interdependência dos cientistas em suas pesquisas e descobertas. O desvendamento do código genético, o desenvolvimento da biologia molecular, o estudo dos genomas são os melhores exemplos.

Quando perguntaram a Sir Isaac Newton, que é considerado o maior cientista da Humanidade, como tinha conseguido enxergar tão longe, respondeu simplesmente:

"We stood on the shoulders of giants" (Estávamos de pé nos ombros de gigantes), referindo-se aos pesquisadores que o precederam.


Documentos Online Nº 44Documentos Online Nº 44 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2004, Embrapa Trigo