Embrapa Trigo

Dezembro, 2004
Passo Fundo, RS

44

A quem se deveria creditar a descoberta do planeta Urano?

A Herschel ou a Lexell?

Foi argumentado que Watson e Crick não deveriam receber o maior mérito, porque não se basearam em pesquisas próprias. Mas isso já aconteceu muitas vezes com trabalhos científicos muito importantes.

Dimitri Ivanovich Mendeleiev propôs sua famosa Tabela Periódica dos Elementos, em 1869, baseado em dados que todos os cientistas conheciam. Johann Wolfgang Döbereiner e John Reina Newlands tinham observado a periodicidade das propriedades dos elementos e tentado estabelecer uma relação entre eles. Mas Mendeleiev elaborou uma estrutura sistemática, diferente das propostas anteriores, levando em conta que nem todos os elementos já teriam sido identificados. Os espaços vazios deixados na estrutura como resultado dos elementos faltantes e a descrição das propriedades que eles deveriam possuir, segundo Mendeleiev, foram decisivos na aceitação geral da Tabela Periódica.

O controvertido livro de Watson originou um acirrado debate sobre a heroína depreciada, a dama na sombra (The Dark Lady of DNA), sobre a Ética e o uso do trabalho de outros, mas a Ciência sempre parte de trabalhos anteriores, e muitos estudos não foram devidamente aproveitados.

Finalmente, a quem pertencem os resultados da pesquisa científica? ao pesquisador? à instituição onde trabalha? à instituição financiadora?

Que direitos e obrigações tem cada um deles?

Rosalind Franklin e Raymond Gosling, na sua publicação na revista Nature, em 1953, não mencionaram o trabalho de Signer. Não esclareceram a origem do DNA com que estavam trabalhando nem de que forma fora extraído o DNA. Quando apresentam as duas formas de DNA, mencionam somente um trabalho dos mesmos autores a ser publicado na Acta Crystallographica. Wilkins, Stokes e Wilson agradeceram a Chargaff, a Signer e a outros o fornecimento do DNA.

Indiscutivelmente, a descoberta da estrutura do DNA teve início com a generosa oferta de Rudolf Signer, ao entregar amostras de DNA a quem estivesse interessado. Wilkins e Gosling conseguiram as primeiras difrações de DNA dessas amostras, que foram posteriormente fornecidas a Rosalind Franklin. Nenhum deles conseguiu repetir o trabalho de Rudolf Signer. Realizaram a difração de raios X de DNA de múltiplas fontes, até de amostras fornecidas por Erwin Chargaff, mas nenhuma possuía a qualidade das amostras de DNA obtidas por Signer.

Watson e Crick citam o trabalho de Pauling e Corey, agradecendo ter recebido o manuscrito antes da publicação. A estrutura das cadeias de fosfato-desoxirribosa com o angulo das bases aminadas, foi tomada do modelo de Sven Furberg, e as distâncias entre nucleotídeos das difrações de raios X, de William T. Astbury (1943). Citam também Erwin Chargaff e um trabalho de Wilkins e Randall. A informação sobre as formas "keto" de Jerry Donohue foram cruciais e confirmaram as sugestões de John Griffith.


Documentos Online Nº 44Documentos Online Nº 44 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2004, Embrapa Trigo