Embrapa Trigo
 
Março, 2014
149
Passo Fundo, RS
Aspectos econômicos e conjunturais da cultura da canola no mundo e no Brasil
Claudia De Mori1
Gilberto Omar Tomm1
Paulo Ernani Peres Ferreira2

Introdução

A colza (Brassica napus L.) ou sua variedade melhorada, a canola (Brassica napus L. var. oleífera) é uma das principais oleaginosas no mundo. A colza/canola tem sido usada como forragem verde para alimentação animal, adubação para condicionamento do solo e matéria-prima para extração de óleo, o qual tem sido empregado na alimentação humana (óleo comestível, margarina, maionese e outros derivados), para iluminação (lamparina à base de óleos vegetais), para uso industrial (sabões e outros derivados) e, mais recentemente, para produção de biocombustível. O farelo de canola, coproduto sólido da extração de óleo, é usado como suplemento proteico na formulação de rações para animais. A planta é considerada melífera e sua floração ocorre no período final de inverno, época de floração escassa de outros vegetais.

O presente documento tem por objetivo contextualizar aspectos relacionados ao cultivo e comercialização de canola no mundo e no Brasil. Para tanto, foram sistematizadas e analisadas dados de estatísticas de produção, auxiliado pelo cálculo de médias e taxas, e de informações conjunturais, obtidas por meio de revisão documental (MARCONI; LAKATOS, 2007). A organização destas informações justifica-se pela dispersão dos dados sobre a cultura e escassez de trabalhos que ofertem uma visão geral do cultivo em língua portuguesa.

O documento apresenta informações gerais de origem e uso da oleaginosa e os panoramas mundial e brasileiro da cultura, buscando analisar a dinâmica do balanço de oferta e demanda e a dinâmica do comércio exterior. Algumas informações sobre perfil de mercado e o comportamento de preços são abordadas, bem como a composição do complexo agroindustrial da canola.


1Pesquisador da Embrapa Trigo, Rodovia BR 285, km 294, CEP 99001-970, Passo Fundo, RS. E-mail: claudia.de-mori@embrapa.br; gilberto.tomm@embrapa.br.
2Analista da Embrapa Trigo. E-mail: paulo.ernani@embrapa.br.

Documentos online Nº 149 Publicações OnlinePublicações Online