Dezembro, 2010
128
Passo Fundo, RS

 

O Sistema Embrapa de Gestão

Segundo a natureza de seus procedimentos e atividades, e de acordo com as atribuições de suas instâncias, o SEG é constituído pelas seguintes fases (Fig. 1):

  1. inicia-se com a elaboração dos Planos Diretores da Empresa (PDE) e das Unidades Descentralizadas (PDU), para períodos de quatro anos.

  2. com base no PDE e PDU, complementados por outros estudos e mecanismos prospectivos pertinentes, o Comitê Gestor da Estratégia (CGE) elabora uma proposta de diretrizes para composição de uma Agenda Institucional que será validada pelo Conselho Assessor Nacional, segundo procedimentos definidos pela Diretoria Executiva;

  3. a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração (CONSAD) aprovam os Planos Diretores e a Agenda Institucional da Embrapa;

  4. com base nas diretrizes estratégicas definidas nos Planos Diretores e na Agenda Institucional, o CONSAD e a Diretoria Executiva definem as metas institucionais da Embrapa;

  5. com base nas metas institucionais, o Comitê Gestor da Programação (CGP) negocia com a Diretoria Executiva a alocação de recursos financeiros necessários para execução da programação;

  6. a partir das metas institucionais o CGP define as metas técnicas e a carteira de projetos2 e processos a serem acompanhados, procedimentos de indução e a alocação de recursos para cada um dos macroprogramas3; essa definição também deve levar em conta os resultados obtidos em cada macroprograma e sua contribuição ao alcance das metas institucionais;

  7. por iniciativa do gestor, cada macroprograma inicia o processo periódico de indução de projetos para a formação da carteira de projetos, considerando as orientações do Comitê Gestor da Programação;

  8. as equipes elaboram as propostas de projeto ou processo que são analisadas e aprovadas pelos Comitês Técnicos Internos (CTIs)/Comitê Técnico da Sede (CTS) e encaminhadas aos macroprogramas;

  9. por iniciativa do gestor, cada macroprograma realiza a análise de projeto ou processo e a sua conseqüente priorização;

  10. as carteiras de projetos e processos, tecnicamente aprovados pelos macroprogramas, são analisadas em conjunto pelo CGP, com o objetivo de garantir o balanço estratégico e a consolidação do esforço global da Empresa;

  11. a programação consolidada e aprovada pelo CGP é homologada pela Diretoria Executiva;

  12. é iniciada, pelos líderes e equipes nas Unidades, a execução dos projetos componentes da carteira dos macroprogramas;

  13. periodicamente, de acordo com procedimentos sistemáticos pré-definidos, os projetos e processos vinculados a cada macroprograma têm sua execução avaliada, com a finalidade de identificar resultados de grande impacto, propor correções em sua execução ou cancelá-los, conforme o caso;

  14. ao final da execução de um projeto, o gestor e a respectiva Comissão Técnica de Macroprograma (CTMP) devem realizar a avaliação final, por meio de procedimentos definidos para esse fim;

  15. periodicamente, cada macroprograma realiza uma avaliação e síntese da sua programação em relação ao cumprimento das metas técnicas estabelecidas;

  16. periodicamente, o CGP realiza uma avaliação e realinhamento da programação, referenciando-se nas análises e sínteses dos macroprogramas e no cumprimento das metas institucionais.

A Embrapa adota em seu processo de gestão figuras programáticas de nível tático, denominadas macroprogramas, as quais são orientadas para a gestão de carteiras de projetos e processos.

Os macroprogramas possuem características específicas quanto à estrutura de suas equipes e de seus arranjos institucionais, respondem às necessidades diversas da Embrapa e são instrumentos gerenciais para a operacionalização da programação da Empresa, orientando-a para a obtenção de resultados de impacto que levem ao atendimento das metas técnicas, estabelecidas a partir dos Planos Diretores da Empresa e das Unidades.

O Sistema Embrapa de Gestão (Fig. 2 e Fig. 3) agrupa os projetos de pesquisa da Embrapa dentro de seis macroprogramas:


2Projeto - Figura programática de nível operacional dedicada à produção de conhecimentos, processos ou produtos tecnológicos que atendam às demandas dos públicos de interesse, em um período de tempo determinado no momento do planejamento. Essa figura é gerenciada por um líder de projeto e sua execução pode envolver diferentes unidades da Embrapa e parceiros, organizados em diferentes arranjos institucionais.

3 Macroprograma - Figura programática de nível de gestão tático, orientada à gestão de carteiras de projetos e processos com características específicas. Os macroprogramas possuem projetos, fontes de financiamento e formas de indução de projetos específicas, como instrumentos para cumprimento de metas técnicas. Essa figura é gerenciada por um gestor, assessorado por uma comissão técnica e tem duração indeterminada.

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