Dezembro, 2010
128
Passo Fundo, RS
Embrapa Trigo: carteira de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em 2011

Organizadores
José Pereira da Silva Júnior1
João Leonardo Fernandes Pires1
Genei Antônio Dalmago1

Introdução

Em 2010, a programação da Embrapa Trigo caracterizou por uma transição, com a finalização de projetos cuja renovação se dará em 2011, o que garantirá assim a continuidade das linhas de pesquisa já consolidadas. Constituiu também como o primeiro ano de exercício pleno do IV Plano Diretor da Unidade (PDU), ciclo de planejamento estratégico elaborado com foco de médio prazo (2008-2011) e longo prazo (até 2023).

O grande desafio organizacional nessa fase é o acompanhamento da execução de ações em execução e fomento de ações para atendimento de lacunas pela programação de pesquisa, observando o realinhamento estratégico definido por ocasião da elaboração do IV PDU. Em 2010 consolidaram-se várias ações de pesquisa destacadas no IV PDU, dentre as quais: tolerância à seca, resistência do trigo à brusone e agricultura de precisão, entre outras. Já em 2011, vislumbra-se o desafio de enfrentar alguns temas com maior atenção como a regionalização das tecnologias de manejo, a qualidade tecnológica no contexto do melhoramento de trigo, a tolerância a germinação pré-colheita. Assim, a Embrapa Trigo, como outras Unidades, se compromete a responder novos desafios técnico-científicos resultante de cenários de demandas de ciência e tecnologia de grande dinamicidade, por meio das várias ações de pesquisa que desenvolve. Esse conjunto de atividades compõe a “Carteira de Projetos” da Unidade, que deve estar alinhada ao Plano Diretor da Embrapa. Esta carteira é formada por projetos submetidos a editais competitivos da própria Embrapa (Macroprogramas – MPs) e também por projetos co-financiados, submetidos a outras fontes de financiamento (como CNPq, Finep, Fapergs etc.). Anualmente, a Embrapa Trigo tem aprovado projetos nas diversas áreas de atuação, a fim de manter em execução uma carteira de projetos que proporcione avanços tecnológicos, que contribuam para o alcance das metas traçadas nos Planos Diretores, além de contribuir na viabilidade orçamentária da Unidade.

A fim de propiciar à sociedade transparência das ações conduzidas pela Embrapa Trigo, esta publicação torna público a carteira de projetos em execução no ano de 2011, com a dimensão do esforço investido na geração de conhecimentos e tecnologias demandados pelas cadeias produtivas do trigo e de outros cereais de inverno. São relacionados os projetos em andamento na Unidade, envolvendo a Líderança de projetos, bem como a responsabilidade por projetos componentes, por planos de ação e por atividades de projetos da própria Unidade e de outras Unidades da Embrapa, em projetos conduzidos em parceria. Além disso, são apresentados os elementos que definem o cenário organizacional no qual a carteira de projetos da Embrapa Trigo está inserida, desde o propósito da Unidade em termos de Missão, Visão e Valores, bem como o arcabouço estratégico, tático e operacional da Embrapa como um todo.


1Pesquisador da Embrapa Trigo, Rodovia BR 285, km 294, 99001-970 Passo Fundo, RS.

Documentos Online Nº 128 Publicações OnlinePublicações Online