Dezembro, 2010
127
Passo Fundo, RS



Resultados e discussão

A avaliação dos dados obtidos mostra que, na comparação entre fungicidas por número de aplicações, o fungicida que apresentou melhor resultado foi o Fung A, seguido do Fung B. O mesmo ocorreu na avaliação por folha, onde o Fung A foi o destaque, seguido pelo Fung B, exceto na avaliação da folha bandeira, onde o Fung C ficou em segundo (Tabela 1). Estatisticamente houve diferença entre o Fung A e Fung C, a 5% de probabilidade pelo teste de Tukey, principalmente nas aplicações realizadas no emborrachamento, o qual foi também o melhor momento de controle da doença (Tabela 2). Esses dados confirmam os obtidos em 2009, quando o mesmo experimento foi realizado, simultaneamente, em dois municípios do Rio Grande do Sul: Coxilha e Três de Maio (SANTANA, 2009).

Comparando-se as cultivares, observa-se que, independente do tratamento, os melhores resultados de controle foram obtidos com a cultivar BRS 327, em que o número de lesões foi quase a metade na folha bandeira e nas duas abaixo dela (Tabela 3). Estatisticamente, a cultivar BRS 327 foi superior à cultivar BRS 296 a 5% de probabilidade pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade (Tabela 4). Consequentemente, para essa cultivar, apenas uma aplicação de fungicida, na fase de emborrachamento, foi suficiente para manter um baixo nível de severidade da doença (Tabela 5).

No apêndice 1 está apresentado o número de lesões observado separadamente para cada fungicida, para as duas cultivares avaliadas, e em cada folha: bandeira, bandeira -1 e bandeira -2.


Documentos Online Nº 127 Publicações OnlinePublicações Online