Dezembro, 2010
126
Passo Fundo, RS


Resultados por Unidade da Federação - Safra 2007

SÃO PAULO

Mapa e avaliação da safra 2007 em São Paulo

O estado de São Paulo está dividido em dez zonas tritícolas - A, A1, B, C, D, E, F, G, H e I - para fins de recomendações de tecnologia (RECOMENDAÇÕES..., 2002). A Fig. 4, mostra o mapa do estado com a indicação das zonas tritícolas apontando um município de cada uma dessas zonas para facilitar a localização. No Anexo 3, estão listados os municípios pertencentes a cada zona tritícola do estado de São Paulo.

No ano agrícola de 2007, as condições climáticas não foram muito diferentes dos últimos anos. Ocorreu deficiência hídrica no inicio da implantação do cultivo (abril), períodos com chuvas irregulares no mês de maio e excesso de chuva com elevada umidade relativa do ar no fim do mês de julho, após 40 dias de estiagem, e novamente deficiência hídrica por ocasião da maturação e colheita. Com as chuvas de julho, incidência das manchas foliares causadas por Drechslera tritici-repentis e Bipolaris sorokiniana ocorreram nas diferentes fases da cultura (perfilhamento, alongamento, emborrachamento e floração). Sendo as maiores incidências nos estádios após o emborrachamento. A incidência da brusone (Magnaporthe grisea) e oídio (Blumeria graminis f.sp.tritici) ocorreram em baixa intensidade nas lavouras sem causar danos à cultura. A ferrugem da folha (Puccinia triticina) foi favorecida pelas condições climáticas e ocorreu de forma generalizada, principalmente nos meses de junho a agosto4, provocando quebra de resistência devido a condição favorável para o desenvolvimento da doença.

Na Tabela 10, estão indicadas área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de trigo, por zona tritícola, no estado de São Paulo, em 2007. No estado de São Paulo houve redução de 8,8% de área plantada em 2007 em relação ao ano anterior, passando de 48,3 mil hectares para 44,1 mil hectares. Não houve registro de perda de área plantada e os municípios que tiveram maiores reduções de área colhida em termos absolutos em relação ao ano anterior foram Itararé (menos 610 ha), Itapeva (menor 550 ha) e Taquarivaí (menos 420 ha). Nenhum município no estado teve expansão de área colhida em relação ao ano anterior. O rendimento médio de 2.240 kg/ha, 5,4% maior que o observado em 2006, resultou na quantidade produzida de 98,7 mil toneladas, 3,9% menor que a produção do ano anterior. A produção concentrou-se na zona B, que representou 63,4% da área colhida e 63,9% da quantidade total do estado, onde se observou o maior rendimento médio entre as demais regiões (2.255 kg/ha). As zonas tritícolas A1, E, F e I não apresentaram registro de cultivo e a produção observada nas regiões D, G e H representaram somente 2% do total produzido.

Os municípios com maior área colhida e quantidade produzida no estado foram Itararé, Itapeva, Taquarivaí e Itapetininga. Os dez municípios com maior registro individual de área colhida e quantidade produzida (Tabela 11) representaram 71,7% da área colhida e 72,3% da quantidade produzida no estado neste ano. O maior rendimento médio municipal, 2.667 kg/ha, foi registrado no município de Manduri e o menor rendimento, de 1.600 kg/ha, foi observado no município de Salto Grande.

 

Qualidade comercial de trigo em São Paulo – safra 2007

No mapa do Estado de São Paulo, são mostrados o valor médio e os limites inferior e superior do conjunto de dados obtidos em cada zona tritícola, A, B, C, D e H (RECOMENDAÇÕES..., 2002). Para cada zona tritícola, são apresentados gráficos com frequências relativas para cada parâmetro de qualidade tecnológica de trigo.

 

 


4 Informações pessoais obtidas com o pesquisador João Carlos Felício (IAC).

Documentos Online Nº 126 Publicações OnlinePublicações Online