Dezembro, 2010
123
Passo Fundo, RS
VI Mostra de Iniciação Científica da Embrapa Trigo
Resumos


AVALIAÇÃO DA PATOGENICIDADE DE ISOLADOS DE Pyricularia grisea COLETADOS NO BRASIL

Mazaro, J.1; Cereta, J. F.2; Torres, G. A. M.3; Maciel, J. L. N.4; Santos, A. M. B.5

Pyricularia grisea é o agente causal da brusone de trigo. A produção de conídios deste fungo é favorecida por temperaturas próximas de 28oC e alta umidade relativa. A ocorrência da brusone é ainda restrita aos países Bolívia, Brasil e Paraguai. Há poucos relatos de resistência genética de trigo a este patógeno. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a patogenicidade de isolados de P. grisea coletados em diferentes estados do Brasil. A partir de coletas de material vegetal apresentando sintomas de brusone, foram obtidos isolados monospóricos de amostras provenientes de seis diferentes estados do país: GO, MG, MS, MT, PR e SP. Para cada um dos 52 isolados de P. grisea considerados neste estudo, foi preparada suspensão (em água destilada acrescida de Tween 80) de esporos na concentração de 2 x 105 conídios/ml. Foram utilizadas plântulas de trigo da cultivar Anahuac (altamente suscetível à brusone), entre os estádios 13 e 14 da escala de Zadoks et al. (1974). A 3ª ou 4ª folha de cada plântula foi aspergida com aproximadamente 2 ml de inóculo. Plântulas controle foram aspergidas com solução de água destilada e Tween 80. Para promover o desenvolvimento dos sintomas, as plantas foram submetidas a condições controladas de iluminação (12h luz), temperatura (26ºC) e umidade relativa do ar (80%), em câmaras de crescimento. Entre seis e sete dias após a inoculação, foram avaliados tipos de lesão e estimada a severidade de brusone em cada uma das plântulas inoculadas e controle. Todos os isolados provocaram lesões do tipo 3 ou 4, indicativas de suscetibilidade da planta hospedeira. Cinco dos isolados provocaram a morte das folhas inoculadas. Este trabalho integra projeto da Embrapa em rede nacional para a identificação de genes de resistência à brusone em trigo. Estes isolados também estão atualmente sendo caracterizados através de marcadores moleculares do tipo microssatélites.


1 Acadêmico do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo E-mail: julimazaro@hotmail.com.
2 Acadêmico do curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo E-mail: julianafcereta@yahoo.com.br.
3 Pesquisadora da Embrapa Trigo, orientadora.
4 Pesquisador da Embrapa Trigo.
5 Assistente de pesquisa da Embrapa Trigo.

Documentos Online Nº 123 Publicações OnlinePublicações Online