Dezembro, 2010
123
Passo Fundo, RS
VI Mostra de Iniciação Científica da Embrapa Trigo
Resumos


INVENTÁRIO PILOTO DE EMISSÕES INDIRETAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA EMBRAPA TRIGO – PASSO FUNDO/RS

Noll, F.1; Carraro, T.1; Prigol, E.1.; Tibola, V.1; Pasinato, A.2; Pimentel, M. B. M.2; Crespi, T. B.2; Leão, R. C.2; Santi, A.3; Dalmago, G. A.3; Pires, J. L. F.3; Cunha, G. R. da3

A crescente necessidade de comprometimento com as questões ambientais, aliada a busca pela sustentabilidade, tem motivado a realização de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Com isso, o objetivo deste trabalho foi quantificar os GEE provenientes de emissões indiretas na Embrapa Trigo - Passo Fundo/RS. O método utilizado foi o do GHG Protocol Brasileiro para inventários corporativos. Com base no ano de 2009, foram identificadas as fontes emissoras de GEE com maior relevância, sendo estas classificadas em escopo 2 e 3. No escopo 2 contabilizou-se as emissões indiretas controladas pela empresa, provenientes da compra de energia elétrica e no escopo 3 as emissões indiretas, que não são controladas pela empresa, como viagens aéreas de trabalho, consumo de papel sulfite, consumo de gás liquefeito, emissões fugitivas provenientes de gases de refrigeração, consumo de combustíveis por veículos de empregados no itinerário residência-empresa, resíduos reciclados e orgânicos, que são enviados para depósito em aterro sanitário. Estas informações foram obtidas em registros do almoxarifado da empresa e por meio de pesquisa exploratória. A quantificação das emissões para cada escopo e fonte emissora foi realizada conforme método e fator de emissão específicos, definidos em estudo detalhado destes disponíveis na literatura e em inventários já publicados. Os resultados foram expressos em tCO2 equivalente (tCO2 eq.). No escopo 2 (energia elétrica) obteve-se emissão de 49 tCO2 eq.. No escopo 3 (185 tCO2 eq.) destacaram-se as emissões provenientes dos veículos particulares e das viagens aéreas, que responderam por 41 e 32% das emissões totais de GEE, enquanto que 2% foram evitadas pela reciclagem de resíduos. Os resultados deste inventário piloto permitiram uma definição do perfil das emissões na Embrapa Trigo, fornecendo elementos parciais para o subsídio ao estabelecimento de metas redutoras de emissão de GEE.


1 Acadêmico de Engenharia Ambiental – FEAR/UPF. E-mails: fran_noll@yahoo.com.br, thamycar@hotmail.com, elto.prigol@gmail.com e valeriatibola@hotmail.com.
2 Analista da Embrapa Trigo. E-mails: aldemir@cnpt.embrapa.br, marcia@cnpt.embrapa.br, tatiane@cnpt.embrapa.br e ricardo@cnpt.embrapa.br.
3 Pesquisador da Embrapa Trigo. E-mails: anderson@cnpt.embrapa.br, dalmago@cnpt.embrapa.br, pires@cnpt.embrapa.br e  cunha@cnpt.embrapa.br.

Documentos Online Nº 123 Publicações OnlinePublicações Online