Novembro, 2010
122
Passo Fundo, RS
Avaliação de genótipos de cevada quanto à severidade de oídio (Blumeria graminis f. sp. hordei), em 2010

Leila Maria Costamilan1
Euclydes Minella1

Introdução

Uma das principais doenças de cevada (Hordeum vulgare L.), no mundo, é o oídio, causado pelo fungo biotrófico Blumeria graminis f. sp. hordei. No Rio Grande do Sul, Reis et al. (2002) quantificaram danos de até 28% no rendimento de grãos da cultivar BR 2 devido ao oídio, na safra 1996.

A doença pode ser controlada por meio do uso de fungicidas e/ou de cultivares resistentes. A resistência completa, em geral, não é duradoura, podendo ser superada pela alteração na composição genética da população dominante do patógeno, principalmente em função do domínio de área de cultivo por determinada cultivar.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a reação ao oídio de genótipos de cevada do programa de melhoramento genético da Embrapa Trigo, no ano de 2010, componentes de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU), de Ensaios Preliminares em Rede de Linhagens de Cevada (EPCRs), de Ensaios Preliminares de Linhagens de Cevada (EPCs) e da Coleção Nuclear, em condições de inoculação artificial (em casa de vegetação) e de ocorrência natural (em campo).


1Eng. Agrôn., Pesquisador da Embrapa Trigo, Cx.P. 451, 99001-970 Passo Fundo, RS. E-mail: leila@cnpt.embrapa.br; eminella@cnpt.embrapa.br.

Documentos Online Nº 122 Publicações OnlinePublicações Online