Dezembro, 2009
118
Passo Fundo, RS
Introdução

Este trabalho descreve o sistema produtivo de canola no Brasil e indica as principais ações de gestão e práticas de manejo visando ao aperfeiçoamento e aumento de eficiência na produção de canola. Constitui um extrato de informações sobre canola que fazem parte de ampla análise, realizada sob coordenação da Embrapa, sobre a competitividade de matérias primas para a produção de biodiesel (CASTRO et al., 2010).

O detalhamento dos atuais métodos empregados e do estágio das pesquisas e desenvolvimento visa a identificação e o emprego das oportunidades conhecidas e de outras oportunidades ainda inexploradas. Desta forma, visa a instrumentar mais técnicos e produtores para serem protagonistas de melhorias nos processos de gestão e de produção para aumentar a eficiência e a competitividade da produção de canola do Brasil.

A realização de investimentos e de esforços que reduzam os entraves poderão tornar o Brasil um grande produtor mundial de canola. Para isto, a canola deverá seguir, em grande medida, a trajetória da evolução do cultivo da soja no Brasil, que, como a canola, iniciou com pouca expressão no Noroeste do Rio Grande do Sul-RS (EMBRAPA SOJA, 2004). A partir de conhecimentos incipientes, se desenvolveu em função dos investimentos em pesquisa, organização do sistema produtivo, emprego de mecanização e outras tecnologias modernas, se expandindo até a região equatorial (ALMEIDA, et al., 1999).


 

Documentos Online Nº 118 Publicações OnlinePublicações Online