Dezembro, 2009
113
Passo Fundo, RS
Tecnologia de Semeadura

Objetivo: obter 40 plantas/m2, uniformemente distribuídas.

1. Empregar o menor espaçamento que a semeadora disponível permitir, preferencialmente 17 cm entre-linhas. Entretanto, experiências com semeadoras com discos alveolados, equipadas com sulcadores (facões) utilizando espaçamento de até 45 cm, foram bem sucedidas.

2. Usar semeadora que dispõem de um kit apropriado para canola (1.000 sementes pesam somente 3 a 6 gramas) para cada linha de semeadura. Kit com disco plástico alveolado, específico para canola, pode ser adquirido de fabricantes como a Socidisco (www.socidisco.com.br). Fotografias estão disponíveis no trabalho de Tomm (2006). Para canola têm se empregado disco com uma linha de furos + um rolete interno com alça específica + anel corretor de folga "SEAJUSTE" da empresa acima citada. Este anel corretor de folga tem permitido ajustar a pressão sobre o disco alveolado, evitando vazamentos e desperdício de sementes, bem como facilitando a regulagem da densidade de semeadura.

3. Não misturar dentro do depósito da semeadora ou distribuir a semente no mesmo sulco, junto com o fertilizante, pois o contato pode reduzir a população de plantas e diminuir o rendimento da lavoura. Isto devido ao efeito salino dos determinados fertilizantes.

4. Regular o dosador de fertilizante, lembrando que a canola requer solo fértil para que a lavoura possa ser lucrativa.

5. Regular a semeadora para distribuir uniformemente 40 sementes aptas/m2 (aproximadamente 3 kg de sementes/ha). Populações excessivas geram plantas com caules finos e suscetíveis ao acamamento e reduzem o rendimento de grãos. A canola tem elevada capacidade de compensar baixas populações de plantas. Rendimentos de até 1.800 kg/ha foram obtidos em lavouras com apenas 15 plantas/m2, mas com distribuição uniforme. Entretanto, é indicado ter 40 plantas/m2, a fim de assegurar um número adequado de plantas para permitir maior potencial de rendimento, compensar o dano de insetos e cobrir o solo rapidamente, diminuindo a presença de plantas daninhas.

6. Empregar e ajustar a roda limitadora da profundidade de deposição de semente para que as sementes sejam colocadas uniformemente a 1 2 cm. É preferível que elas fiquem na superfície de solo úmido, do que muito profundamente.

7. Também usar roda pressionadora para assegurar bom contato solo-semente. A uniformidade da profundidade de deposição da semente e a compactação, aumentando o contato solo-semente e a absorção de umidade do solo, propiciam emergência mais uniforme, e assim, contribuem para uniformizar a maturação, reduzindo as perdas na colheita.

8. Não semear canola em solo seco, a menos que haja previsão de chuva brevemente após a semeadura.

É importante atentar aos detalhes da semeadura, pois é comum se observar lavouras com população insuficiente ou distribuição desuniforme de plantas, fatores que impedem a obtenção de elevado rendimento de grãos.




Documentos Online Nº 113 Publicações OnlinePublicações Online