Dezembro, 2009
112
Passo Fundo, RS
Organização e método

Apresentação dos dados

A partir do conjunto de dados disponíveis, foram identificados os limites superior e inferior e calculadas a média e a frequência (absoluta e relativa) para cada parâmetro de qualidade, para cada região tritícola ou agrupamento de cada estado.

Para calcular as frequências (absolutas e relativas) de dados para cada parâmetro, foram estabelecidos intervalos de variação, os quais são apresentados na Tabela 3. As representações dos intervalos em cada parâmetro, são assim definidas: o intervalo ³70 a <72, inclui o valor 70, mas não inclui o valor 72, sendo, então, somado nesta faixa o número das amostras que apresentarem entre 70 e 71,9999 e, posteriormente, calculada sua participação percentual (%) no conjunto total (frequência relativa). O valor 72 está contemplado no intervalo seguinte (72 a<75).

No conjunto dos dados, o glúten úmido apresentou percentual expressivo de valores acima de 35%, o que não é comumente observado. Tal fato pode estar relacionado ao método de análise empregado por cada colaborador, tais como lavagem manual ou equipamento Glutomatic.

A apresentação dos dados analisados no presente documento, em cada estado, é composta por três partes, a saber:

(1) Mapa e identificação de zonas tritícolas ou agrupamentos. São apresentadas as zonas tritícolas ou agrupamentos.

(2) Avaliação da safra 2006. Considerações são apresentadas acerca da evolução dos cultivos de trigo; dados de área, produção e produtividade da safra e disponibilidade de semente de trigo, por classe comercial e por cultivar, quando disponíveis.

(3) Qualidade de trigo - safra 2006. Os resultados são apresentados por parâmetro de qualidade. A média e os limites superior e inferior, para cada parâmetro de qualidade do conjunto de dados da safra 2006, são apresentados em mapas de cada estado para a região tritícola correspondente. As frequências relativas de dados por intervalos de variação de parâmetro de qualidade são apresentadas em gráficos. Não foram elaborados gráficos de frequência dos parâmetros de qualidade com um único dado em determinada zona tritícola.

Nos anexos 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8, são apresentadas as relações de municípios pertencentes a cada zona tritícola ou agrupamento, e nos anexos 3 e 9, a disponibilidade de semente fiscalizada de trigo para a safra 2006, por cultivar, em MS e no RS, respectivamente.


 

Documentos Online Nº 112 Publicações OnlinePublicações Online