Novembro, 2009
105
Passo Fundo, RS
Glossário

Termo Definição
Ação corretiva Procedimento a ser adotado quando se constata que um critério encontra-se fora dos limites de segurança.
Árvore decisória Consiste em uma série de perguntas, apresentadas na tabela 4, que são efetuadas in loco visando identificar os pontos críticos de controle.
Boas práticas agrícolas (BPA) e de armazenagem (BPAr) Conjunto de procedimentos para prevenir a contaminação de alimentos.
Limite crítico Quando não atendido, impossibilita a garantia de segurança do alimento.
Limite de segurança Valores próximos ao limite crítico são adotados como medida de segurança para reduzir a possibilidade de os mesmos não serem atendidos.
Manejo integrado de pragas (MIP) Conjunto de procedimentos que objetivam a prevenção e o controle dos principais contaminantes dos grãos armazenados, especialmente os insetos-praga.
Perigo ou contaminante Agente biológico, químico ou físico, que pode estar presente no alimento e causar efeito adverso a saúde. Os perigos podem ser biológicos (B); químicos (Q); ou físicos (F).
Ponto crítico (PC) É um perigo que pode ser controlado através da adoção de boas práticas durante o processo. Exemplo: PC1 – sujidades e metais – controle nas etapas de limpeza e de pré-limpeza.
Ponto crítico de controle (PCC) Etapa no processo onde o controle deve ser aplicado, e é essencial para prevenir, eliminar ou reduzir a um nível aceitável um perigo. Exemplos: PCC1 - micotoxinas; PCC2 – insetos-praga.
Produção integrada de trigo (PIT) Sistema normatizado que objetiva a produção de alimentos seguros, de forma sustentável. Objetiva a implementação de sistemas de rastreabilidade e de certificação, através de registros em cadernos de campo e de pós-colheita
Rastreabilidade Sistema de identificação que possibilita armazenar e disponibilizar as informações referentes à procedência e ao manejo adotado em todas as etapas do processo produtivo.
Registros Deve ser registrado monitoramento; treinamento; relatórios de ações corretivas; e relatórios de auditorias.
Risco Probabilidade de ocorrência de um perigo, classificado como alto, médio e baixo.
Severidade Dimensiona a gravidade de um perigo quanto as consequências resultantes de sua ocorrência. Pode ser classificada em alta, média e baixa.
Verificação Auditorias independentes internas ou externas.

 


 

Documentos Online Nº 105 Publicações OnlinePublicações Online