Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento

govfed.jpg (101381 bytes)

179

Comtec_i.jpg (22927 bytes)

ISSN 1517-4964
Abril, 2006
Passo Fundo, RS
 


p_co179c.jpg (17047 bytes)

Palha de trigo para artesanato

Aroldo G. Linhares1


Freqüentemente, a Embrapa Trigo recebe consultas técnicas de interessados que buscam informações e que solicitam sementes de genótipos de trigo com palha adequada ao manuseio artesanal. Isto porque, a utilização da palha de trigo como matéria-prima para a elaboração de diferentes produtos artesanais é uma prática tradicional, em algumas regiões, no meio rural, no Sul do Brasil.

Assim, atendendo a solicitações de entidades públicas ou privadas que prestam assistência a agricultores interessados no uso de cereais de inverno como matéria- prima para artesanato e, também, na produção de grãos na agricultura familiar, a Embrapa Trigo, por meio de seu Banco Ativo de Germoplasma (BAG) e de suas reservas de material genético, vem fornecendo sementes de genótipos que atendam às características exigidas.

Um exemplo, com resultados positivos, foi registrado em 1999, quando o Dr. Rui C. Rosinha, à época gerente da Embrapa Negócios Tecnológicos em Passo Fundo, esteve, a serviço, no município de Protásio Alves, próximo à Nova Prata, na Região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Em visitas efetuadas a diversos produtores assistidos pela EMATER local, chamou a atenção do Dr. Rosinha o trabalho desenvolvido em várias propriedades agrícolas, especialmente por mulheres, de confecção de tranças a partir da palha de trigo. O produto, com preço estipulado por metro, era comercializado a indústrias localizadas na grande Porto Alegre para a confecção de bolsas, chapéus de praia e outros artigos. Além dessa atividade, o escritório da EMATER no município, chefiado pelo Eng. Agrôn. João Renato Dall Agnol, também orientava as artesãs locais a confeccionarem outros artigos visando à melhoria da renda econômica.

Em decorrência dessas informações e do interesse manifestado pelo Dr. Dall Agnol, através do BAG da Embrapa Trigo, foi enviada à EMATER – Protásio Alves, uma coleção composta por 25 genótipos de estatura alta, uma das características possíveis de atender às finalidades pretendidas.

Em quantidades de semente que variaram de 20 g a 100 g, a coleção foi implantada em propriedade de agricultor assistido pela EMATER. Ao final do ciclo, artesãs do processo de elaboração de trança da palha fizeram uma avaliação, a partir da qual doze materiais, conforme correspondência da EMATER à Embrapa Trigo, foram identificados como possuidores de características adequadas à confecção de trança: Bandeirantes (NE 640563/96), BDZA 581, CEP 19, CEP 24, CNT 1, Frontana, IAC-5 Maringá, LE 236, PF 950338, RS 1, Trigo BR 4 e Trigo Chapéu.

Destes genótipos, além das características de palha valorizadas pelas artesãs, alguns apresentaram comportamento agronômico superior ao material local tradicionalmente empregado, o qual mostrou-se acamador e debulhador, defeitos não apresentados pelos melhores materiais da coleção. Pela avaliação agronômica da coleção foram destacados os seguintes materiais: CEP 19, CEP 24, CNT 1, Frontana, IAC-5 Maringá, PF 950338 e Trigo BR 4.

Em outra oportunidade, em trabalho de caracterização efetuado por Bevilaqua et al. (2003), Trigo Chapéu apresentou o valor numérico mais alto (54 cm) para comprimento do pedúnculo e significativo em relação à media, situação na qual também se enquadrou a cultivar CEP 24, a qual apresentou valor de 40 cm para aquela caraterística avaliada.

Apesar de defasado no tempo, este registro está sendo apresentado em decorrência das informações geradas e, também, no sentido de orientar as consultas que freqüentemente chegam à Embrapa Trigo, de diferentes origens do Sul do Brasil .

Embora ainda pouco valorizada no Brasil, a palha de trigo tem, em outros países, importância e usos ainda não explorados no país.


1Eng. Agrôn., Pesquisador da Embrapa Trigo. Passo Fundo, RS. E-mail: aroldo@cnpt.embrapa.br


Referenciação Referenciação


Expediente


Versão para impressão

Obs.: a versão deste documento para impressão encontra-se em PDF, para abrí-la é necessário o programa Acrobat Reader.


Publicações OnlinePublicações Online RetornoEmbrapa Trigo

Copyright © 2006, Embrapa Trigo