21
Dezembro, 2006
Passo Fundo, RS

Características climáticas e atributos químicos, físicos e hídricos dos sítios de fenotipagem para trigo na região do Cerrado

A caracterização ambiental é imprescindível para que os genótipos avaliados sob condições de campo possam ser fenotipados adequadamente no ambiente alvo para o qual o programa de melhoramento está sendo desenvolvido. O bioma Cerrado ocupa uma área de cerca de dois milhões de km2 (22% do território nacional) distribuídos em sua maior parte, no Planalto Central Brasileiro. Abrange como áreas contínuas os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, parte dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo e ocorre também em pequenas ilhas no Paraná.

A Embrapa está qualificando dois sítios experimentais para fenotipagem de trigo visando a resistência à seca, situados nos municípios de Planaltina-DF, na Embrapa Cerrados, e em Santo Antônio de Goiás, na Embrapa Arroz e Feijão. Especificamente nesses sítios de fenotipagem, são observadas as seguintes características ambientais:

Segundo a classificação de Köppen, o município de Planaltina-DF, apresenta uma altitude de 1.175 m., segundo as coordenadas geográficas 15o 35’ 30’’ de latitude Sul e 47o 42’00’’ de longitude a Oeste de Greenwich. Apresenta clima segundo a classificação de Köppen AW Tropical estacional de savana megatérmico com temperatura média do mês mais frio acima de 18,0o C. Tem precipitação média anual de 1.400 mm concentrada no período de outubro a março. O período seco varia de 5 a 6 meses (abril a setembro) as médias de temperatura máxima e mínima são de 26,4o C e 15,9o C, respectivamente. Possui declividade de 0 a 5%. Predominam os solos Latossolo Vermelho Escuro e Latossolo Vermelho Amarelo, que juntos representam 84% da área.

O município de Santo Antônio de Goiás está localizado a Latitude 16º 28’, Longitude 49º 17’ e altitude 823 m. Segundo a classificação de Köppen, o município de Santo Antônio de Goiás-GO apresenta clima Aw, tropical de savana, megatérmico. A temperatura média anual do ar é de 22,5°C, e o mês de junho apresenta a menor média de temperatura mínima do ar (14,0°C), enquanto o mês de setembro apresenta a maior média de temperatura máxima do ar (31,3°C). O regime pluvial é bem definido, ou seja, período chuvoso de outubro a abril e período seco de maio a setembro. A precipitação pluvial média anual é de 1.461 mm, e a umidade relativa do ar, média anual, é de 71%, com o mês de agosto apresentando o menor índice (50%). A perda por evaporação, média anual, medida pelo tanque classe "A", é da ordem de 1.938 mm. O solo predominante é o Latossolo Vermelho-distrófico, textura argilosa, fase cerradão subperenifólio, relevo plano.


Circular Técnica Online Nº 21 Publicações OnlinePublicações Online