cnpt2.gif (2276 bytes)

cirtec_g.jpg (25724 bytes)

15

Dezembro, 2003
Passo Fundo, RS

Método

Plantas da cultivar BR 35 foram cultivadas em casa de vegetação, mantida a 18 oC ± 5 oC e umidade relativa do ar em torno de 65%, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS (Latitude: 28o15’S, Longitude: 52o24’W, e 687 m de altitude). A semeadura foi realizada em vasos de plástico de 14,7x10-3 m3, em solo cuja análise apresentou os seguintes valores: pH= 5,3; Al3+= 0,0 molc dm-3; Ca2+= 7,59 molc dm-3; Mg2+= 5,79 molc dm-3; P = 9,5 mg dm-3; K= 184 mg dm-3; e MO= 76 g kg-1. No momento em que as plântulas atingiram o estádio 12 (escala Zadoks), efetuou-se o desbaste, deixando-se cinco plantas por vaso. Na seqüência quando as plantas atingiram os seguintes estádios de desenvolvimento: 1) quarta folha - estádio 22-Zadoks; 2) folha bandeira - estádio 39-Zadoks; 3) antese - estádio 61-Zadoks; e 4) grão leitoso - estádio 71-Zadoks, foi suprimida a irrigação. Nesse momento, os vasos foram transportados para outra casa de vegetação, onde as plantas foram submetidas desidratação até atingirem níveis expressivos de deficiência hídrica. À medida que a desidratação progredia, em cada estádio de desenvolvimento, avaliações com a câmara de pressão foram sendo conduzidas, em folhas completamente expandidas. Nos estádios de antese e de grão leitoso, as avaliações foram realizadas na folha bandeira.

As folhas avaliadas foram removidas das plantas, com auxílio de estilete, e introduzidas na câmara de pressão. A pressão (0,8 bar s-1) foi aplicada por meio da introdução de gás (nitrogênio) no interior da câmara, até a seiva do xilema tornar-se visível na superfície cortada da lâmina foliar. A pressão (bars) necessária para que a seiva do xilema retornasse a superfície cortada da lâmina foliar foi considerada como potencial hídrico do xilema. Após, as lâminas foliares foram retiradas da câmara de pressão e, imediatamente, determinou-se o potencial hídrico foliar com psicrômetro termopar (Modelo SC-10 A –Decagom Devices, Inc.).

Os valores estimados em câmara de pressão e os valores correspondentes obtidos em psicrômetro termopar, para cada estádio de desenvolvimento de trigo, foram avaliados por análise de regressão.


Circular Técnica Online Nº 15Circular Técnica Online Nº 15 Publicações OnlinePublicações Online

Copyright © 2003, Embrapa Trigo