58

Dezembro, 2008
Passo Fundo, RS

 

Material e métodos

Foram realizados três experimentos no Brasil Central.

O primeiro experimento foi realizado em Minas Gerais (MG), na Cooperativa Agropecuária Mista do Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (COOPADAP), com sede em São Gotardo, MG, no município de Rio Paranaíba, latitude 19º11’S, longitude 46º14’W e altitude de 1067m. A semeadura foi realizada em 06/04/2006, em cultivo de sequeiro, sem irrigação suplementar e com tratos culturais de acordo com a recomendação para a cultura do trigo de sequeiro na região.

Foram utilizados vinte e três genótipos nos ensaios de Valor de Cultivo e Uso de Triticale (VCUTCL) de 2005 e de 2006 da região sul e centro sul do Brasil para essa avaliação. O principal critério para seleção das linhagens foi agregar aquelas com o máximo de características desejáveis para melhor adaptação as condições de cultivo na região pretendida, tais como, precocidade, estatura baixa, resistência ou tolerância a adversidades bióticas ou abióticas (alumínio tóxico do solo, acidez nociva, mancha marrom etc.), e/ou seleção baseada em genealogia dessas linhagens através de seus parentais. Genótipos indicados para cultivo nos estados do sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul), promissores ou em processo de registro e de proteção de cultivares também foram incluídos. O triticale IAC 5 – Canindé, do Instituto Agronômico de Campinas, originário do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e de Trigo (CIMMYT), indicado para as condições de cultivo do estado de São Paulo no ano de 2005 foi utilizado como padrão, totalizando vinte e quatro materiais no ensaio.

As parcelas foram constituídas por cinco linhas de cinco metros de comprimento cada, espaçadas 0,20m, correspondendo a uma área útil de cinco metros quadrados, com densidade de semeadura de 440 sementes aptas por metro quadrado. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com três repetições. A variável analisada foi o rendimento de grãos (kg ha-1) e para a comparação de médias foi utilizado o teste de Dunnett 1%, utilizando para esse último a cultivar IAC 5–Canindé como tratamento padrão.

Foram incluídas as avaliações de dias para o espigamento, de estatura de plantas, de porcentagem de plantas acamadas (acamamento), de nota de parcela e de peso do hectolitro dos grãos.

A nota de parcela foi obtida através de avaliação visual e pessoal, que varia de 1 (bom) a 5 (ruim), levando em consideração o aspecto geral (agronômico) da parcela e das plantas dentro da parcela.

Os demais experimentos foram semeados no dia 10/04/2007, no Distrito Federal (DF), em Planaltina, latitude 15º27’S, longitude 47º37’W e altitude de 944m, sob irrigação em área experimental do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados - CPAC.

O segundo experimento foi constituído de uma coleção internacional, denominada 38º ITSN (38º International Triticale Screening Nursery) elaborada e enviada pelo Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), composta por 126 genótipos acrescida de uma testemunha local (BRS Netuno) sem repetições e com parcela útil de duas linhas de três metros de comprimento para cada tratamento.

No terceiro experimento, foram utilizados cultivares registrados e em cultivo em outros estados, em um delineamento em Blocos Casualizados, com três repetições. A parcela experimental foi constituída por cinco linhas de cinco metros de comprimento, espaçadas 0,20m, utilizando densidade de sementes de 400 sementes aptas por metro quadrado.

Para ambos os experimentos (2 e 3) foram avaliados: rendimento de grãos, peso de mil grãos e estatura de plantas na maturação.

Durante a execução desses experimentos, não foi necessário realizar nenhum tipo de aplicação de defensivos em virtude da não ter sido observada nenhuma moléstia (praga ou doença) com necessidade de controle.


 

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online 58 Publicações OnlinePublicações Online