51

Dezembro, 2007
Passo Fundo, RS

Material e métodos

Este experimento foi conduzido sob condições de cultivo convencional de solo, em área que apresentava vegetação natural, predominantemente de gramíneas. A área pertencente à empresa Greising y Elizarzú SRL em Tarariras, Uruguai, encontra-se a 34O11’S de latitude, e 57O 31’ W de longitude, com altitude de 101 m acima do nível médio dos mares, em solo classificado como Brunosol Subeutrico Háplico. Os parâmetros de fertilidade antes da semeadura do experimento, doses recomendadas e aplicadas de fertilizantes estão detalhadas na Tabela 1. A semeadura mecânica do experimento foi realizada em 7 de junho de 2006 e a emergência das plantas ocorreu em 21 de junho. As parcelas foram constituídas por quatro fileiras de plantas, com espaçamento de 0,34 m e 5 m de comprimento, perfazendo uma área de 6,8 m2.

Na data da semeadura foram aplicados manualmente 264 kg/ha da fórmula 0–20/22-0 + 12 S (20% of P solúvel e 22% de P total), mais 238 kg/ha da fórmula 15-15-15 e incorporados antes da semeadura. A adubação de cobertura constou de 164 kg de uréia/ha aplicado aos 24 dias após a emergência.

Em 8 de setembro foi observada a presença de adultos e larvas de Plutella spp e, em função disto, foi realizada uma aplicação do inseticida “Match” (Lufenuron 4,4%, 50 g/L) na dosagem de 150 cc/ha, no volume de 200 L/ha.

O rendimento de grãos foi estimado com base na colheita dos 4 m centrais das duas fileiras de plantas localizadas no centro de cada parcela, perfazendo 2,72 m2. A colheita foi realizada manualmente e as plantas foram trilhadas em uma trilhadeira de parcelas. O rendimento de grãos foi corrigido para 10% de umidade.

As observações fenológicas foram realizadas com base em critérios adotados no Canadá e na Austrália1, de acordo com as definições que seguem. Data de emergência: data em que 50% das plântulas da parcela emergiram. Início da floração: data em que 50% das plantas têm pelo menos uma flor. Fim da floração: data em que não restam mais flores, exceto em plantas atípicas. Estatura de planta: altura média de plantas até a extremidade superior dos ramos com síliquas. Data de maturação: data em que 50% das sementes mudaram para cor escura nas síliquas localizadas sobre o meio do rácimo principal das plantas. O acamamento e a estatura de plantas foram determinados, respectivamente, em 16 de outubro e em 23 de outubro.


1 E-mail do dr. Greg Buzza, melhorista de canola da Advanta Canada Inc., Winnipeg, Canadá, enviado ao engenheiro agrônomo Gilberto Omar Tomm, da Embrapa Trigo, Passo Fundo (RS), em 16.04.2003.

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online 51 Publicações OnlinePublicações Online