51

Dezembro, 2007
Passo Fundo, RS

Desempenho de genótipos de canola em Tarariras, Uruguai, 2006
Gilberto Omar Tomm1, Maria Alejandra Elizarzú2, Gerardo Nicolas Arias Duran y Veiga3
Introdução

A agricultura do Uruguai pode se beneficiar da rotação de culturas com alternativas de inverno como a canola, planta da família das Crucíferas. O cultivo precedente de canola pode contribuir para a redução das perdas quantitativas e qualitativas na produção de trigo e de outras gramíneas, causadas por doenças e pragas bem como se beneficiar da redução de despesas com insumos associados ao seu controle, como observado em outros lugares (Tomm, 2005; Tomm, 2006).

Para disponibilizar aos agricultores do Uruguai os benefícios de novos genótipos de canola que apresentaram desempenho promissor em outros países da América do Sul, como Paraguai e Brasil, teve início diversas atividades para atingir este objetivo. Começando com o treinamento de técnicos (Fig. 1) e o início da condução de experimentos para avaliar o desempenho de genótipos nas condições do Uruguai. Estes e outros esforços, provavelmente, levarão à expansão da produção comercial de canola no Uruguai. O experimento (Fig. 2 e 3) aqui descrito teve como objetivo comparar a adaptação de híbridos usados em lavouras comerciais no Brasil e Paraguai, e de novos genótipos desenvolvidos recentemente, nas condições de cultivo do Uruguai.


1Engenheiro Agrônomo, Ph.D., Pesquisador da Embrapa Trigo, E-mail: tomm@cnpt.embrapa.br
2 Engenheira Agrônoma, Greising y Elizarzú S.R.L., www.geseed.com. Calle Libertad 1856. Tarariras, Colonia – Uruguay, CP 70002. E-mail: asimson@adinet.com.uy
3 Engenheiro Agrônomo, Ph.D., Pesquisador aposentado da Embrapa Trigo. E-mail: gerardoarias6@hotmail.com

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online 51 Publicações OnlinePublicações Online