40

Novembro, 2007
Passo Fundo, RS

Conclusões

As tecnologias disponíveis e o processo de sua transferência permitiram adequado estabelecimento e condução de lavouras de canola, indicando grande potencial para desenvolvimento deste cultivo no MS com os genótipos disponíveis e envolvimento de técnicos e produtores com comportamento profissional e dedicação.

Os resultados do experimento de genótipos, de parcelões demonstrativos e de lavouras demonstraram a elevada tolerância dos genótipos de canola às condições de menos de 100 mm de precipitação pluvial durante todo o ciclo da cultura, que podem ocorrer em cultivos de safrinha. Entretanto, neste estudo, a semeadura de canola após o período recomendado coincidiu com elevado estresse hídrico, o qual, provavelmente, foi o fator mais limitante ao rendimento de grãos, especialmente entre os genótipos de ciclo mais longo.

Os resultados obtidos nos experimentos e lavouras demonstram a adequação da espécie e dos genótipos de canola empregados e do potencial de rendimento nas condições de solo e clima da região. A realização da semeadura mais cedo permitiria o desenvolvimento da cultura em período com menor deficiência hídrica. Este aspecto e o aperfeiçoamento de outros aspectos tecnológicos relativos ao manejo de canola nas lavouras, especialmente o emprego espaçamento de 0,17 m entre linhas de plantas, conforme observado nas lavouras com os maiores rendimentos, poderão contribuir para um melhor aproveitamento do potencial da espécie e melhor resultado econômico para os produtores.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Online 40 Publicações OnlinePublicações Online